Palavra do Presidente2
01/02/2022 - 15:17:57
Palavra do Presidente2 – Acadêmico Antônio Luiz de Araújo
“Ômicron até quando?”
Na última semana de 2021 publicamos no site da ACAMERJ “Alerta não é pânico” que descrevia uma catastrófica conjunção de dois vírus biológicos (Sars-Cov2 e H3N2) e um vírus tecnológico provocador de um verdadeiro “apagão” nos dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde Brasileiro.
Passado o primeiro mês de 2022, colecionamos recordes sucessivos diários no número de casos de Covid-19 pela variante Ômicron, apesar da antiga e rotineira subnotificação dos nossos dados.
As polêmicas politizações da vacinação infantil, da distribuição e realização de testes diagnósticos, nas suas diversas modalidades, acirraram os debates científicos e/ou não, dentro de uma pandemia recrudescente, comprometedora do Sistema de Saúde e com profissionais no limite de esgotamento e pior, também adoecendo, desfalcando as equipes e sofrendo cada vez mais a Síndrome de Burnout (distúrbio físico e emocional).
Nesse início de fevereiro, já temos algum conhecimento da evolução cíclica e epidemiológica da variante Ômicron. Na África do Sul foi de oito semanas, já no Reino Unido de seis semanas; como no nosso estado temos taxa de vacinação em torno de 70% com duas doses e praticamente 80% daqueles necessitam de reforço vacinal, já realizados; esperamos que nas próximas duas ou três semanas possamos ver queda nos números de casos, internações e de óbitos.
Mas, reforçamos o pedido de vacinação completa, extensão para crianças, cuidados e atenção às medidas não farmacológicas: lavar as mãos com frequência, distanciamento social e uso de máscaras de boa qualidade, além de testagem aos primeiros sintomas (coriza, febre, tosse...) e no caso de positivo, isolamento social por sete dias.