ACAMERJ REALIZA SUA PRIMEIRA SESSÃO CIENTÍFICA VIRTUAL





ACAMERJ REALIZA SUA PRIMEIRA SESSÃO CIENTÍFICA VIRTUAL
08/05/2020 - 00:00:00

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, deu por início em 07 de maio as suas Sessões Científicas através da plataforma Google Meets, em virtude da pandemia.

Com iniciativa e total apoio da Profª Áurea Lucia Alves Grippa, ladeada pelo Acad. Evandro Tinoco Mesquita, a primeira reunião teve como tema principal "Pandemias e Epidemias em todos os tempos". Contando com a ilustre presença dos Acadêmicos: Alcir Vicente Visela Chácar, Elimar Antonio Bittar, Gerson Paulo Goldwasser, Gesmar Volga Assef Haddad, José Luis Reis Rosati, Luiz Antonio Augusto de Freitas Pinheiro, Luiz José Martins Romêo Filho, Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant´Anna, Manoel Antônio Gonçalves Pombo, Marcos Raimundo Gomes de Freitas, Mário Gáspare Giordano, Ronaldo Victer, Solange Artimos de Oliveira, Tânia Cristina de Mattos Barros Petraglia, Theophilo José da Costa Neto, Wellington Santos e William Waissmann.

A Profª Áurea Grippa iniciou a reunião dando instruções para o uso da plataforma e logo após passou a palavra para o Presidente da ACAMERJ Luiz José Martins Romêo, que agradeceu a presença de todos e informou aos presentes que as reuniões científicas acontecerão às quintas-feiras.

O Acad. Evandro Tinoco iniciou a discussão com slides para auxiliar e ainda citou o médico e filósofo Árabe Avicena "A imaginação é a metade da doença. A tranquilidade é a metade do remédio. E a paciência e a metade da cura". A seguir a Profª Áurea Grippa, com slides elucidativos, o debate sobre outras pandemias já acontecidas, citando a Gripe Espanhola e a Doença de Chagas, chegando ao momento atual com a Covid-19.

Ao final, os Acadêmicos puderam debater brevemente sobre o conteúdo exposto, onde o Acad. Ronaldo Victer lembrou o Patrono da Cadeira de nº 23, Luiz Palmier, que possui discurso sanitário e higiênico presente nas ações da medicina social por ele praticada. O Acad. William Waissman comentou sobre saúde mental dos demais médicos em um estado pandêmico como o atual. O Acad. Evandro replicou discorrendo sobre afeto para com esses profissionais e os demais acometidos com a crise.

Confira abaixo o vídeo na integra da Sessão.