SEGUNDO CONGRESSO SUL-AMERICANO E VI CONCLAVE BRASIL-ARGENTINA
04/11/2019 - 00:00:00
Mesa do módulo III em momento de debate aberto.
Realizou-se no dia 31 de outubro de 2019 o 2° Congresso Sul-Americano de Academias de Medicina & VI Conclave Médico Brasil-Argentina. Organizado pelas Academias de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e Nacional de Medicina, com a participação das Academias Nacional de Medicina de Buenos Aires e Chilena de Medicina.
Os temas tratados foram: Envelhecimento Saudável, Demências, Arritmias Cardíacas, Cirurgias e Diabetes. O evento iniciou-se às 09:00h e terminou às 20:00h.
A ACAMERJ forneceu dois conferencistas, dos Módulos I e II, a Academia Nacional de Medicina, os conferencistas dos Módulos V e VI, cabendo ao representante chileno a Conferência do Módulo III e ao representante argentino a do Módulo IV.
No primeiro Módulo, sobre Envelhecimento Saudável, palestrou a Acad. Vilma Duarte Câmara, da ACAMERJ. Bastante apreciada, tendo a conferencista traçado metas e normas para que a vida se prolongue de uma maneira saudável, evitando as principais doenças que podem encurtá-la. Os debates seguiram-se primeiramente com a Prof Yolanda Boechat (UFF), que reforçou a fala da conferencista.
O segundo Módulo versou sobre Demências, e a Conferência coube ao Prof. Ricardo Oliveira (UNIRIO). O Professor discorreu sobre o quadro clínico das demências, as pesquisas do Pick e Alzheimer e, por fim, sobre o tratamento. Foi excelente a apresentação, muito didática, com diapositivos muito elucidativos.
Seguiu-se o debate a cargo do Professor Gerson Canedo Magalhães (ANM), que reforçou o diagnóstico das demências, chamando a atenção para as reversíveis. A Acad. Vilma Câmara salientou o tratamento não só farmacológico, como cognitivo, que deve ser insistido pois consegue sustar o avanço do processo.
No terceiro Módulo, o Acad. Fernando Lana Zanetti (Academia Chilena de Medicina) fez uma apreciação muito profunda sobre os métodos invasivos usados no combate às arritmias. Destacou o momento do uso dos desfibriladores, dos marca-passos, das ablações, métodos de execução dos processos, indicações e resultados. Seguiu-se o debate com o Dr. Luiz Eduardo Camanho (PROCARDIACO/SEACOR) especialista em Arritmias Cardíaca, que reforçou as indicações dos três procedimentos, assim como, os resultados conseguidos com os mesmos.
Finalizando esta segunda parte do Congresso, ocorreu o quarto Módulo sobre Diabetes, com a Conferência do Acad. Manuel Luis Martí (ANMBA). O Professor em sua fala sobre atualização terapêutica no diabetes enfatizou o tratamento cirúrgico ,que vem sendo atualmente empregado como uma variante da cirurgia bariátrica em diabéticos, em que encurta-se o intestino delgado para promover uma maior reabsorção do açúcar em suas porções finais.
Seguiu-se o debate a cargo do Acad. Rubens Antunes da Cruz Filho (UFF) que enfatizou o tratamento clínico, com fármacos, sendo os mais usuais os inibidores da GLP1 e IDPP4 (gliptinas), a Metformina e as Biguanidas. O debatedor seguinte, Acad. Luiz José Martins Romêo Filho, discorreu sobre risco cardiovascular no Diabetes. Explicou que o risco de doença coronariana é duas vezes maior no paciente diabético do que no não diabético e dai o tratamento da doença ter que ser levado a sério. O Presidente da Mesa, Acad. Antônio Luiz de Araújo (UNIRIO) discorreu também sobre a importância do diabetes na doença vascular periférica.
Após o intervalo do Chá Acadêmico retomou-se ao quinto Módulo com o Acad. Rossano Fiorelli (ANM), que discorreu sobre cirurgia minimamente invasiva e, especificamente, sobre a cirurgia da hiperidrose.
Por fim, o sexto módulo, coube ao Acad. José Duarte Galvão (ANM) que proferiu excelente palestra sobre pancreatite auto-imune, muito bem recebida pela plateia.
Cumpre salientar que, após cada módulo, foi aberta a palavra à plateia que se manifestou com perguntas e opiniões sobre os temas desenvolvidos.
Ao final, o Presidente da ACAMERJ Luiz José Martins Romêo Filho agradeceu a acolhida da ANM neste 2° Congresso Sul-Americano, a exemplo do 1° e aproveitou para conferir o título de Membro Correspondente Estrangeiro aos Acadêmicos Fernando Lanas Zanetti (Chile) e Manuel Luis Martí (Argentina), agradecendo suas presenças. O Acad. Pietro Novellino (ANM) juntamente com o Acad. Luiz José Martins Romêo Filho encerraram a Sessão.
Merecem citação nesta breve resenha do evento, os Presidentes: Módulo I - Acad. Gerson Canedo Magalhães (ANM), Módulo II - Acad. Marcos Raimundo Gomes de Freitas (ACAMERJ), Módulo III - Acad. Ciro Herdy (ACAMERJ), Módulo IV - Acad. Antônio Luiz de Araújo (ACAMERJ), Módulo V e VI Acad. Pietro Novellino (ANM) e Secretários Acad. Selma Maria de Azevedo Sias (ACAMERJ) e Acad. José Galvão Alves (ANM).
Participantes do evento.