CARLOS CHAGAS: DE NITERÓI PARA O MUNDO
10/05/2019 - 00:00:00
Realizou-se dia 09 de maio do corrente a Segunda Sessão Ordinária e a Quinta Reunião do Conselho Científico, presididas pelo Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ - Luiz José Martins Romêo Filho e pelo Presidente da Academia Fluminense de Letras - AFL - Waldenir de Bragança. A Sessão foi uma homenagem ao grande cientista brasileiro Carlos Chagas.
Carlos Chagas nasceu em Minas Gerais, fez seus estudos fundamentais no Rio de Janeiro e a seguir cursou Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Após formado rejeitou um contrato no Instituto Soroterápico Federal, atualmente Instituto Oswaldo Cruz e radicou-se em Niterói, trabalhando no Hospital Marítimo de Santa Isabel em Jurujuba.
Foi designado a muitas jornadas contra a malária, tendo em 2007 em Lassance Minas Gerais tido sua atenção despertada para um inseto em um Triatoma que vivia em casas de "pau a pique" e que a noite sugava o rosto dos pacientes, daí ser chamado de BARBEIRO.
Conseguiu isolar no Triatoma um novo Tripanosoma, assim como em uma criança de 3 anos.
Nominou o novo Tripanosoma de Tripanosoma Cruzi em homenagem a Oswaldo Cruz. Em 2009 tendo completado sua descoberta, publicado seus trabalhos.
Na primeira parte da sessão, o Acadêmico Prof. Evandro Tinoco Mesquita discorreu sobre "A descoberta da Doença de Chagas - 110 anos".
Acad. Prof. Evandro Tinoco Mesquita proferindo palestra.
A seguir, a Dra. Áurea Grippa discorreu sobre "Carlos Chagas em Niterói - O que descobrimos dessa história".
Após as palestras o Prof. Evandro Tinoco presenteou a ACAMERJ com um quadro do Hospital Marítimo Santa Isabel.
Acad. Luiz José Martins Romêo recebendo o quadro do Hospital Marítimo Santa Isabel.
Comunicou também que os colegas Bruno Lagoeiro e Pedro Gemal mandaram oferecer aos presentes seu livro sobre Carlos Chagas.
Seguiu-se um coquetel.