Acad. Cláudio Chaves na Academia Brasileira de Educação
05/05/2017 - 00:00:00
Dia três de maio de 2017, tomou posse na Academia Brasileira de Educação (ABE) o Acadêmico Cláudio do Carmo Chaves. Acadêmico Titular da ACAMERJ, onde ocupa a Cadeira nº 23. O ilustre Confrade foi empossado na Cadeira nº 36 da ABE.
À noite memorável, nas belas dependências do CESGRANRIO, no Rio Comprido, compareceram personalidades importantes do ambiente acadêmico, educacional, político, social e religioso fluminense e nacional.
Inicialmente apresentou-se afinadíssimo Coral com músicas de Villa Lobos e encerramento com "Cidade Maravilhosa".
A Mesa Diretora de Solenidade de Posse esteve composta pelo Presidente da ABE, Acadêmico Carlos Alberto Serpa de Oliveira, pelo Vice-Presidente, Acadêmico Pietro Novellino, e pelo empossado, Acadêmico Cláudio do Carmo Chaves. A saudação a Cláudio Chaves coube ao Acadêmico Arnaldo Niskier, membro também da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Em seu discurso, o ilustre Acadêmico Niskier enalteceu a ABE, fundada em 15 de março de 1977, por iniciativa do educador Benjamim Albagli, e que já abrigou e abriga, em suas 41 cadeiras, importantes figuras da intelectualidade brasileira, citando ainda, enfaticamente, que ela "realiza notável trabalho em prol da educação nacional, com a representatividade dos seus membros e os muitos cursos e seminários que abordam problemas fundamentais da nossa pedagogia."
Após lembrar que dois ilustres educadores, Djacir de Menezes e Lauro Ribas Zimmer, antecederam o empossado na Cadeira nº 36, e que o Acadêmico Carlos Alberto Serpa de Oliveira preside a ABE desde 1995, com brilhantismo e eficiência, destacou o orador aspectos da carreira do Acadêmico Cláudio Chaves, dizendo: -"Tenho a honra de fazer o discurso de saudação ao Professor Chaves, que chegou à ABE por uma cuidadosa e feliz trajetória, com especial devoção ao cultivo do magistério e da Medicina. Nada mais justo do que a vossa legítima aspiração. Trata-se do nosso primeiro associado amazonense."
A seguir, lembrou fatos e conquistas do empossado, enaltecendo suas virtudes de médico e educador em vários níveis e homem de cultura. Logo após, o Acadêmico Cláudio Chaves, já empossado, proferiu seu discurso: - "Neto, filho, sobrinho e genitor de educadores do Estado do Amazonas, tenho convivido, ao longo de mais de dois terços de minha existência, com a causa da educação", disse o Titular da Cadeira nº 36 da ABE, explicitando sua convicção de que os povos e a sociedade só são transformados pela educação, fulcrada nas opiniões de educadores pátrios consagrados como José Francisco de Araújo Lima, intelectual e médico amazônico, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.
Após agradecer aos Acadêmicos da ABE, na pessoa de seu Presidente, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, pela acolhida, em especial a Arnaldo Niskier, Arno Wehling, Efren Maranhão, Francis Bogossian, Paulo Alcântara Gomes e Pietro Novellino, disse: -"Gratulado de maneira significativa com as vibrações sempre presentes do meu irmão cósmico José Bernardo Cabral, amigo de minha família há mais de meio século, as quais muito contribuíram para que o meu currículo pudesse vencer a distância geográfica e tornar-se conhecido das excelentíssimas autoridades que integram a ABE, o que foi deveras importante para a materialização deste desiderato.
Genuflexo, faço agradecimento à minha família nas pessoas de Maria Fernanda, minha companheira e consorte de todos os momentos de quase cinquenta anos, aos meus filhos Cláudia Maria, Lara Simone, Cláudio Filho e Anne Elise, e aos meus netos Sophia, Bernardo, Lucca, Pietro e Joaquim, este último ainda na vida intrauterina, os quais representam a minha razão de viver.
Só a educação transforma e nessa máxima me vejo continuar como educador nas pessoas de dois dos meu quatro filhos, Cláudia Maria e Cláudio Filho, atuais docentes de medicina no Estado do Amazonas.
Senhoras e senhores, obrigado pelas vossas indulgências em me ouvir. Se me alonguei, faço minhas palavras do inesquecível Padre Antônio Vieira: é porque não tive tempo para ser breve.
Que Deus, na sua infinita bondade, continue a manter a Academia Brasileira de Educação sob Sua Guarda!"
Após, o Presidente Carlos Alberto Serpa de Oliveira fez mais algumas considerações sobre a vida médica, educacional, social e política do empossado, mostrou realizações da ABE e projetos para o corrente ano, encerrando a Solenidade.
Seguiu-se fino coquetel de confraternização. Pela ACAMERJ compareceram o Presidente Acad. Prof. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro e o Acad. Alcir Vicente Visela Chácar, Membro do Conselho Científico.