À cidade de Chapecó, ao Brasil e ao Mundo - Mensagem da ACAMERJ





À cidade de Chapecó, ao Brasil e ao Mundo - Mensagem da ACAMERJ
01/12/2016 - 00:00:00

Dia 29 de novembro passado o Brasil acordou com a triste notícia do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense que de dirigia à cidade de Medellin-Colombia, para uma partida de futebol pela Copa Sul Americana.

A tragédia ocorreu próxima ao aeroporto da cidade colombiana e causou setenta e uma mortes entre jovens atletas, dirigentes, funcionários da Associação Chapecoense de Futebol, radialistas e tripulantes da aeronave.

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro-ACAMERJ, associa-se às manifestações de pesar, ocorridas em todo o planeta, pelas vidas ceifadas; eleva uma prece pelas mesmas, pelas famílias enlutadas e despojadas do convívio de seus entes queridos. Ao mesmo tempo, conclama as autoridades competentes, e envolvidas no esclarecimento das causas do acidente, a envidarem todos os esforços nesse sentido. Independente de atitudes punitivas, deve-se visar adoção de medidas preventivas para evitar, ao máximo, que eventuais erros cometidos voltem a acontecer.

Tragédias desse porte não são regionais; são mundiais, afetam a humanidade, e devem, no mínimo, servirem de ensinamento para que outras não se repitam.