Homenagem justa, tardia e inadiável
09/05/2011 - 00:00:00
Um dos pouquíssimos especialistas latinos em queimados na década de 1960, e trabalhando na única unidade hospitalar específica da América do Sul para esses casos naquela época, Benaim trouxe sua equipe do Hospital de Niños Queimados, de Buenos Aires, e aqui contribuiu com seus conhecimentos e sua técnica especializada, ao lado do então iniciante Ivo Pitanguy. Mas ao contrário do (hoje famoso) cirurgião plástico brasileiro, o médico argentino jamais recebeu um agradecimento brasileiro oficial.
"Tendo em vista o não reconhecimento oficial deste herói pelas autoridades brasileiras, vislumbramos a oportunidade de prestarmos a merecida e inadiável homenagem neste ano em que o incêndio completa cinco décadas", justificou Alcir Chácar, presidente da ACAMERJ, que é sediada em Niterói.
O Prof. Dr. Fortunato Benaim é presidente da Comissão de Relações Internacionais da Academia Nacional de Medicina da Argentina. A solenidade será realizada na sede da ACAMERJ (Av. Roberto Silveira 123) e deverá contar com a presença de personalidades médicas e chefes de governo, que já estão sendo convidados. Benaim, hoje com 92 anos, e Pitanguy já confirmaram presença.