Nota de Falecimento - Acad. Heitor dos Santos Braga





Nota de Falecimento - Acad. Heitor dos Santos Braga
11/11/2024 - 13:23:39

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Acadêmico Emérito Heitor dos Santos Braga, ocorrido em 10 de novembro de 2024, aos 92 anos. Reconhecido por sua excepcional trajetória e contribuições à medicina, especialmente no campo da psiquiatria, Dr. Heitor Braga foi um dos fundadores da Academia Fluminense de Medicina, hoje Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - Acamerj, onde deixou um legado inspirador.

Formado em medicina pela Universidade Federal Fluminense (1955), Dr. Heitor completou o Curso de Psiquiatria Clínica e Higiene Mental pelo Departamento Nacional de Saúde (1959) e o Curso de Organização e Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde (1962). Com constante aperfeiçoamento, realizou o Curso de Planejamento do Setor Saúde pela Fundação Ensino Especializado de Saúde Pública (1968). Atuou como médico da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e teve um papel destacado como Vice-Diretor Administrativo do Hospital Universitário Antônio Pedro (1964).

Com uma notável carreira administrativa, foi Secretário Municipal de Saúde de Niterói (1984-1988), Conselheiro da Associação Brasileira de Municípios (1992-1995) e Presidente dos Conselhos Municipais de Saúde e Entorpecentes (1984-1988). Dr. Heitor era também membro ativo da Associação Médica Fluminense, sempre engajado na promoção da saúde pública.

Filho de Américo Braga, renomado médico veterinário e fundador da Escola de Veterinária do Rio de Janeiro, o Acadêmico Heitor dos Santos Braga seguiu a vocação familiar pela medicina, ao lado de sua esposa, Lia Vannier Braga, médica neuropsiquiatra.

O sepultamento ocorreu no mesmo dia, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói. Representando a Acamerj, estiveram presentes o Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, o Acadêmico Luiz Sérgio Keim (Tesoureiro) e a Sra. Alita Baptista dos Santos (Secretária), que homenagearam Dr. Heitor com palavras de reconhecimento e conforto aos familiares. A Acamerj, em sinal de seu profundo respeito e gratidão, enviou uma singela homenagem com uma coroa de flores.

A Acamerj lamenta profundamente a perda de um de seus precursores e se solidariza com os familiares. Seu legado viverá em suas contribuições e na memória dos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

 

Singela homenagem da Acamerj ao Acadêmico.