SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DE 49º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO





SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DE 49º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO
11/12/2023 - 17:34:54

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ) comemorou seu 49º aniversário de fundação com uma solenidade especial, realizada no dia 08 de dezembro de 2023, na Casa do Médico - Associação Médica Fluminense (AMF) em Icaraí, Niterói-RJ. O evento contou com a presença do Presidente da Acamerj Antônio Luiz de Araújo e dos Acadêmicos: Alair Sarmet dos Santos, Alcir Vicente Visela Chácar, Alexandre Martins Valença, Anderson Wilnes Simas Pereira, Aurea Lúcia Alves Grippa de Souza, Carlos Romualdo Barboza Gama, Ciro Denevitz de Castro Herdy, Esmeralci Ferreira, Gerson Paulo Goldwasser, Gesmar Volga Assef Haddad, Jamil da Silva Soares, Jacob Samuel Kierszenbaum, José Antônio Verbicário Carim, José Dutra Bayão, José Luis Reis Rosati, Josemar da Silveira Reis, Leslie de Albuquerque Aloan, Luiz Alberto Soares Pimentel, Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, Luiz José Martins Romeo Filho, Luiz Sérgio Keim, Marco Antonio Caldeira Brant Saldanha, Marco Antônio Naslausky Mibielli, Marcos Raimundo Gomes de Freitas, Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant’Anna, Mário Gáspare Giordano, Mauro Geller, Neide Kalil Gaspar, Nilson Gomes, Omar da Rosa Santos, Paulo Antônio de Paiva Rebelo, Ricardo Cavalcanti Ribeiro, Rodolfo Perrotta Pinto Aleixo, Rodrigo Sattamini Pires e Albuquerque, Rubens Antunes da Cruz Filho, Selma Maria de Azevedo Sias, Solange Artimos de Oliveira, Tânia Cristina de Mattos Barros Petraglia, Theophilo José da Costa Neto, Vânia Silami Lopes, Vilma Duarte Câmara, Wellington Santos, além de membros da comunidade médica, homenageados, familiares e convidados.

O Acadêmico Titular Wellington Santos, como Mestre de Cerimônia da Sessão Solene nomeou a Mesa Diretiva que foi composta pelos Membros da Diretoria do Triênio 2024-2026, pelos ex-Presidentes da ACAMERJ Alcir Vicente Visela Chácar e Luiz José Martins Romeo, Dr. Gilberto Garrido Júnior (Presidente eleito da Associação Médica Fluminense - AMF), Dra. Zelina Caldeira (Conselheira do CREMERJ), Diretores-Presidentes das Regionais da ACAMERJ, Homenageados com Medalha de Mérito Médico de 2023 e as Senhoras Regina Célia de Araújo, Maria de Fátima Gomes Pinheiro e Valéria Hoelz Kierszenbaum.

Mesa Solene 

Dando a Sessão por aberta, o Presidente da ACAMERJ Antônio Luiz de Araújo pediu a todos para que ficassem em posição de respeito para entoar o Hino Nacional. O Acadêmico Emérito e Representante da Academia Nacional de Medicina, Omar da Rosa Santos fez discurso de homenagem ao Presidente a ser empossado Acadêmico Titular Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, destacando sua amizade de longa data com o mesmo e ressaltando as realizações da Diretoria do Biênio 2022-2023, presidida pelo Acadêmico Titular Antônio Luiz de Araújo.

As homenagens foram iniciadas com a outorga de Acadêmico do Ano de 2023 para o Presidente Antônio Luiz de Araújo, que logo após fez discurso emocionado agradecendo sua esposa e aos pares que o elegeram para tal honraria. Antes de serem iniciadas as outorgas de Mérito Médico, foi entregue Medalha de Emérito e certificado ao Acad. Jacob Samuel Kierszenbsaum, visto que o mesmo não pode estar presente em sua Solenidade de Posse no dia 29 de setembro. 

Passada as entregas de Medalhas de Mérito Médico aos profissionais indicados pelos Núcleos Regionais da ACAMERJ, honrando suas contribuições notáveis para a medicina em suas respectivas regiões do estado do Rio de Janeiro, foram agraciados:

- Dr. Fernando Mendes Sant´Anna (Região dos Lagos) - Medalha Acad. Mário Duarte Monteiro;

- Dr. Osvaldo José Moreira do Nascimento (Rio de Janeiro) - Medalha Acad. Francisco de Almeida Pimentel;

- Dr. Edilbert Pellegrini Nahn Junior (Campos dos Goytacazes) - Medalha Acad. Giuseppe Mauro;

- Dr. Marco Antônio Alves Azizi (Nova Iguaçu) - Medalha Acad. Antonio Jorge Abunahman;

- Dr. Alcemir Gonçalves Pettersen (Teresópolis) - Medalha Acad. Roched Abib Seba;

- Dra. Maria Cristina Diniz Gonçalves Ezequiel (Petrópolis) - Medalha Prêmio Nobel Peter Brian Medawar;

- Dr. Henrique Almeida Oliva (Nova Friburgo) - Medalha Acad. Octávio Lemgruber;

- Dr. Wellington Luiz Rodrigues Magalhães (Itaperuna) - Medalha Acad. Carlos Tortelly Rodrigues Costa;

- Dr. Rogério Ribeiro Estrella (Niterói) - Medalha Acad. Renato Luiz Nahoum Curi.

Mérito Médico das Regionais 

 

Seguindo o roteiro, o Presidente do Biênio 2022-2023 Antônio Luiz de Araújo discursou sobre seu mandato, agradeceu todos os membros de sua Diretoria e àqueles que se fizeram presentes em eventos, mesas redondas, cursos e etc. Em seguida, o Orador Oficial, Luiz Alberto Soares Pimentel saudou os homenageados, bem como as gestões, passada e porvir, destacando suas realizações.

A nova Diretoria eleita para o Triênio 2024-2026 tomou posse durante a cerimônia, com assinatura do livro por todos os membros que a compõem. Em seguida, palavras de agradecimento foram feitas pela 1ª Vice-Presidente Vilma Duarte Câmara e pelo Presidente eleito, Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, que agraciou os presentes com a canção de Elton John - Skyline Pigeon, destacando ainda palavras do Professor Paulo Fénder e do pensador José Ortega y Gasset.

Acadêmicos Luiz Augusto e Antônio Luiz.

 

Ao encerrar, o Presidente agradeceu sua família e seus pares, onde sua esposa e a Dra. Regina Célia foram homenageadas com buquê de flores.

Sras. Mária de Fátima e Regina Célia

 

O evento foi concluído com um coquetel no Salão Nobre Dr. Aloysio Decnop Martins, onde os presentes foram brindados com a música do Professor Pedro Mondino, proporcionando um ambiente de confraternização e celebração dos avanços e conquistas da ACAMERJ ao longo de suas quase cinco décadas de existência.

 

Coquetel no Salão Nobre Aloysio Decnop.

 

 Vídeo completo da Sessão Solene Comemorativa: