ACAMERJ NA UNIG - SEMANA DO CONHECIMENTO E SABER





ACAMERJ NA UNIG  - SEMANA DO CONHECIMENTO E SABER
06/11/2023 - 17:51:55

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, participou mais uma vez, com êxito, de um evento em conjunto com a Universidade Iguaçu (UNIG), com mesa solene organizada pelo Presidente da ACAMERJ Antônio Luiz de Araújo. Em mais uma edição de sua Semana do Conhecimento e Saber, um evento anual que visa promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, fortalecendo a interação entre docentes, estudantes de graduação, educação profissional, pós-graduação e a comunidade em geral.

Ocorrido ao longo dos dias 24, 25 e 26 de outubro, o evento proporcionou uma plataforma para compartilhar conhecimentos e experiências, com foco na reflexão sobre temas das mais diversas áreas ensinadas na Universidade. A ACAMERJ participou efusivamente da tarde do dia 26 com quatro sessões distintas, cada uma abordando um tópico relevante:

I SESSÃO: A MEDICINA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Nesta sessão, o Presidente do Conselho Científico da ACAMERJ, Acad. Titular Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, liderou a discussão sobre a interseção da medicina e a inteligência artificial. O Prof. Dr. Lincoln Faria da Silva, da UERJ, apresentou as mais recentes inovações nesse campo, enquanto os Acadêmicos Titulares Adauto Dutra Moraes Barbosa e Selma Maria de Azevedo Sias contribuíram com debates esclarecedores ao final.

II SESSÃO: VIOLÊNCIA DE GÊNERO: O Acad. Titular Nilson Gomes, Diretor-Presidente da Regional de Nova Iguaçu, presidiu esta sessão que abordou a importante questão da violência de gênero. O novel Acad. Titular Alexandre Martins Valença apresentou dados e perspectivas relevantes sob o olhar da psiquiatria, enquanto o Acadêmico Titular Carlindo de Souza Machado e Silva Filho trouxe contribuições valiosas para o debate.

III SESSÃO: OBESIDADE - ASPECTOS MÉDICOS E SOCIAIS: A terceira sessão, presidida pelo Acad. Titular Antônio Luiz de Araújo, Presidente da ACAMERJ, concentrou-se na obesidade e seus aspectos médicos e sociais. O Prof. Dr. Antônio Alves do Couto, da UFF, apresentou a problemática da obesidade, especificamente sobre a cardiologia, enquanto os Acadêmicos Titulares Mário Vicente Giordano e Luiz Alberto Soares Pimentel enriqueceram o debate com suas perspectivas e as repercussões em suas especialidades: ginecologia e cirurgia plástica, respectivamente.

IV SESSÃO: ENVELHECIMENTO E MODERNIDADE: A última sessão, sob a presidência do Acad. Emérito Luiz José Martins Romeo Filho, 1º Vice-Presidente da ACAMERJ, explorou o envelhecimento e a modernidade. A Acad. Emérita Vilma Duarte Câmara enquanto neurogeriatra apresentou ideias sobre o envelhecimento na sociedade atual, enquanto os Acadêmicos Eméritos Mário Gáspare Giordano e Maria da Glória da Costa Carvalho trouxeram contribuições valiosas para o debate.

O evento obteve êxito, evidenciando o compromisso da UNIG e ACAMERJ com a progressão do saber, a pesquisa inovadora e a conexão com a comunidade. A ACAMERJ louva e engrandece a parceria, principalmente na pessoa do Diretor-Presidente Nilson Gomes e suas iniciativas para os acadêmicos da UNIG.

 

Confira as fotos do evento aqui