Tendo como marco inicial o brado "Independência ou Morte” dado por Dom Pedro I, nas margens do Rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822, a Academia Nacional de Medicina (ANM) apresenta a exposição temporária Bicentenário da Independência: os 200 anos de uma Medicina brasileira feita com o apoio da FAPERJ. Por meio desta exposição, focada no desenvolvimento da medicina no Brasil, a ANM realiza o resgate de sua própria história, que se inicia dentro do contexto da independência.
Desde sua fundação, em 30 de junho de 1829, a ANM esteve presente nas principais mudanças políticas, sociais, econômicas nacionais, bem como acompanhando o desenvolvimento científico-tecnológico da medicina, por isso, abordará a exposição através de quatro eixos: a evolução da saúde pública, o avanço dos diagnósticos médicos junto a evolução dos instrumentos médicos, a ascensão feminina na instituição e presença da ANM nestes 200 anos.
Fazendo uso do rico acervo da instituição composto por diferentes itens doados por seus Membros e preservados ao longo destes quase dois séculos de história, a ANM pretende contar a história do desenvolvimento e avanço da medicina do país.
Endereço
Avenida General Justo, nº 365, térreo. Centro do Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20021-130.
O estacionamento mais próximo fica localizado na Avenida General Justo, nº 375, da empresa S Park Estacionamentos. A estação de metrô mais próxima é a Cinelândia.
Horário de funcionamento
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira das 10h às 17h. (última entrada às 16:30).
Ingressos
Compre seu ingresso on-line e gratuitamente clicando aqui.
Acessibilidade
O Museu dispõe de pisos táteis, rampas e banheiros adaptados.