Carlos Alberto Basilio de Oliveira




Carlos Alberto Basilio de Oliveira

Monografia:

-


Acesse a monografia
Titular em 29/11/2024

Especialidade: Anatomia Patológica

Acadêmico Honorário


Mini currículo:

Carlos Alberto Basilio de Oliveira é médico patologista, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969). Possui especialização em Didática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Anatomia Patológica pela UFRJ (1984) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1994).

Professor Emérito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor Titular de Anatomia Patológica do Curso de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), atuou como Diretor da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1992-1996) e Chefe do Departamento de Patologia e Apoio Clínico (1998-2012). Também foi responsável pelo Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (1988-2012) e Coordenador do Centro de Referência Nacional em Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, do Ministério da Saúde.

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem vasta experiência em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, com mais de 180 trabalhos científicos publicados. Entre suas linhas de pesquisa, destaca-se a história do bócio endêmico no Brasil e no mundo.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversos prêmios acadêmicos, incluindo o Prêmio Alvarenga (1973), o Prêmio Rocha Vaz (1981 e 1985), o Prêmio Benjamin Baptista (1986) e o Prêmio Costa Junior (1988), todos concedidos pela Academia Nacional de Medicina. Também foi agraciado com o Prêmio Roche (1976), o Prêmio AMIL de Medicina (2003) e o diploma de Jubileu de Prata da UNIRIO (2002).

É membro de diversas instituições científicas e médicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Patologia, a Sociedade Brasileira de Citopatologia, a Academia Brasileira de Medicina Militar, a Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e a Sociedade Brasileira de História da Medicina. Além disso, é membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ).

Foi indicado pelo Acadêmico Antônio Luiz de Araújo para Membro Honorário da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj), honraria que reconhece sua contribuição significativa para a Medicina e para a formação acadêmica de gerações de médicos no Brasil.

Atualmente, continua contribuindo para o ensino e a pesquisa, consolidando seu legado na área médica e científica.


Currículo Lattes