Acad. Décio Lobo de Azevedo




Acad. Décio Lobo de Azevedo

Especialidade:

Cadeira: 0

Patrono:


Mini currículo:

O Dr. Décio Lobo de Azevedo, nasceu em Campos dos Goytacazes -  RJ, no dia 13 de junho de 1922 e faleceu em 22 de maio de 1993.

Filho do comerciante Feliciano Barcellos de Azevedo e Hortelina Lobo de Azevedo, deixou dois filhos: Ricardo Madeira Coelho de Azevedo e Ivan Coelho Madeira de Azevedo.

Foi casado com Alice Madeira Coelho de Azevedo, filha do General Ivan Madeira Coelho.

Décio ocupava o cargo de chefe do setor de pneumologia do Dispensário Augusto Guimarães em Campos.

Formando em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1950, Décio trazia em seu currículo a participação em fatos importantes da história de Campos, como a fundação do Sanatório Ferreira Machado, atual Hospital Ferreira Machado e da Faculdade de Medicina de Campos.

"A cidade de Campos perde um grande cidadão. A medicina perde um grande médico e os amigos, um grande amigo".

Foi assim que resumiu em seu enterramento, o então Diretor Clínico do Hospital dos Servidores de Campos, Dr. Luiz Carlos Mendonça da Silva.

Iniciou a sua carreira em Pinheiral (município de Piraí). Reconhecido profissionalmente pelo êxito na avaliação das radiografias pulmonares, sem a necessidade de ler os seus laudos, assim como na ausculta dos pulmões.

Ocupou, por duas vezes, o cargo de Diretor Clínico da Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Professor, durante muitos anos, da Faculdade de Medicina de Campos, foi seu Diretor por dois mandatos, sendo o último de 1974 a 1976.

"Era totalmente singular na sua honestidade, grandeza de sentimentos e ausência de vaidade", disse o então Diretor da Faculdade, Jair Araujo Junior.

O seu filho, Ricardo Madeira Coelho de Azevedo, se propôs a continuar a obra do seu pai, na mesma especialidade, já com ele trabalhava no Dispensário de Tuberculose do Centro de Saúde de Campos, atendendo a sua clientela clínica e cirúrgica, sendo Capitão-Médico da unidade do Corpo de Bombeiros de Campos.

O Dr. Décio Lobo de Azevedo, incontestavelmente, dignificou a atividade profissional da medicina, foi um exemplo de honestidade, competência e amor à medicina e à sua terra. 


Biografia escrita pelo Prof. Jairo Rodrigues Valle.



Currículo Lattes