Giuseppe Mauro




Giuseppe Mauro

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 75

Patrono: destinado a Seção de Medicina Cirúrgica


Mini currículo:

Giuseppe Mauro nasceu em 09 de novembro de 1917 na Itália e faleceu em 13 de julho de 1995. Nascido na Itália, foi naturalizado Brasileiro em 1941. Reservista de 2ª Categoria - 1ª Região Militar. Formado em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina, atual Universidade Federal Fluminense em 1935. Especializou-se em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Médico do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho (1944). Foi Médico da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores; Chefe do Serviço Médico da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores; Assistente da 2ª Cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade Fluminense de Medicina, atual Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi Presidente do Conselho Regional de Medicina - RJ em 1974 e Conselheiro Efetivo. 

Membro da Comissão de Prêmio Domingos de Sá - Associação Médica Fluminense, Diretor Tesoureiro do Colégio Internacional de Cirurgiões na Seção do Estado do Rio de Janeiro. Fundador da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro. Fellow do College International de Chirurgiens - Seção Brasileira. Diretor Superintendente do Instituto Vital Brazil (1964 - 1967), Presidente do Instituto Vital Brazil (1967-1978). Membro Titular da Academia Fluminense de Medicina. Membro Titular da Academia Friburguense de Medicina. Membro Titular da Academia Friburguense de Letras. Membro do Conselho Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Niterói (1984-1985). Também foi professor da cadeira de clínica cirúrgica na UFF e diretor-médico da ASPERJ, tendo ajudado na construção do Hospital de Jurujuba, onde foi homenageado - o centro cirúrgico leva seu nome.

 Medalha ao Mérito - 1ª Região Militar (1941); Medalha ao Mérito na Segurança do Trabalho (1961); Medalha Valores Friburguenses (1968); Medalha Grande Colaborador - Club Regatas Icaraí; Medalha 1º Centenário de Nascimento do Dr. Vital Brazil (1966); Medalha College International Chirurgiens; Diploma Insigne Benfeitor - Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira - Nova Friburgo; Diploma de Mérito - Grau de Colaborador pelos relevantes serviços prestados à causa de prevenção de acidentes do trabalho (1961); Diploma Benemérito - Associação do Hospital de São Gonçalo; Diploma de Benemérito do Clube de Regatas Icaraí pelos marcantes serviços prestados (1966); Diploma pioneiro construtor - Clube Líbano Fluminense (1967); Diploma Homenagem de Honra - 1ª Jornada Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (1967); Certificado - Jornada Médica Oswaldo Cruz Faculdade de Medicina de Teresópolis (1972); Moção Louvor - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (1975); Medalha de Ouro - Tribunal de Conta RJ; Medalha Honra ao Mérito - Médico do Ano pela Associação Médica Fluminense representando a Categoria Médica Fluminense em outubro de 1975. 

Patrono do Clube de Saúde do Instituto Gay Lussac em 1978; Homenagem de Honra do II Congresso Brasileiro de Hansenologia; Título de Cidadão Friburguense (1979); Ordem do Mérito de Arariboia - Grau Oficial (prefeitura Municipal de Niterói) em 1984.


Currículo Lattes