Rubens de Siqueira




Rubens de Siqueira

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 27

Patrono:


Mini currículo:

Cumprindo determinação regimental, emocionado, aqui estou, para dizer algo sobre o nosso querido Patrono, meu colega de turma Professor Dr. Rubens de Siqueira.

Nascido em 28 de julho de 1912, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Antonio Faria de Siqueira e Dna. Georgina Siqueira. Fez Curso ginasial rio Colégio Pedro II.

EVOCAÇÃO:

Janeiro de 1930: - após a maratona do Exame Vestibular na saudosa Praia Vermelha, o não menos atemorizante trote proporcionado pelos Veteranos a nós calouros


"Nem tudo que reluz é ouro,

Nem todo sopapo é murro

Nem todo burro é calouro,

Mas todo calouro é burro!!"

 

coro entoado por todos nós obrigatoriamente. Na velha Cinelândia a demonstração pública dos milagres de Santa Manoelina dos Coqueiros, - encarnada pelo jovem calouro Joviano Resende Filho. 

Após, o início das aulas com a presença dos nossos Professores Catedráticos, Assistentes e Auxiliares de Ensino, nas vetustas instalações do Instituto Anatômico da Sta. Luzia e na saudosa Praia Vermelha Rubens era presença obrigatória em todos os eventos, com seu "charme" pessoal, inteligência e cultura já se distinguia na turma, da qual fazíamos parte com mais quatrocentos e muitos colegas.

Turma sofrida, pois até nossa formatura em 1935, enfrentamos as consequências de três Revoluções: a de 1930 - Estado Novo": a de 1932 - "Constitucionalista de São Paulo" e a frustrada Masorca Comunista de 1935.

Em dezembro de 1935, paraninfados, quebrando a tradição, por um ilustre professor livre docente "Mestre Vieira Romeiro" - colamos grau e fomos declarados médicos.

Cada um de nós seguiu seu destino na vida Profissional. Rubens, logo após a formatura, contraiu núpcias com Dna. Diva Regina, em 9 de dezembro de 1935, tendo o casal tido três filhos, Regina Diva, Vera Lucia e Rubens Siqueira Júnior.

Entre as atividades desempenhadas pelo ilustre colega, destacamos:

Catedrático de Doenças Tropicais e Infectuosas por concurso de títulos e provas da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro;

Catedrático de Farmacologia por concurso de títulos e provas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;

Titular do "Tópico Nutrição" do Curso Básico de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública; Chefe da Seção de Pesquisas da Divisão de Higiene e Segurança do Trabalho do Ministério do Trabalho; Livre docente de Terapêutica Clínica da Faculdade Fluminense de Medicina e da Escola de Medicina e Cirurgia; Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense; Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, vaga do acadêmico Álvaro Lourenço Jorge. Eleito em 11 de abril de 1957 e empossado em 28 de setembro de 1957, sob a presidência do Acadêmico Raul Pitanga Santos, tendo sido recebido pelo Acadêmico Oswino Penna. Foi introduzido no Salão pelos Acadêmicos Heraclides Souza Araújo, Oswino Penna e Renato Machado.

Para sua admissão apresentou memória - "Cibernética e Medicina", tendo o trabalho sido julgado por comissão constituída pelos Acadêmicos Artidônio Pamplona, Lafayette Pereira e Aloysio de Paula.

Em 1962 fez parte da comissão que julgou o "Prêmio Alvarenga".

Foi laureado 14 vezes pela Academia Nacional de Medicina.

Rubens, durante sua profícua vida cumpriu vários estágios e missões no Brasil e no Exterior: Estados Unidos (1942-1943) Curso de Nutrição (Teachers College com Shermann, Mac Lood e outros), foi Assistente do Curso de Nutrição de Mac Lood. Diplomado com distinção em Public Health, na Argentina em 1945 - Membro da Comissão que representou o Brasil no Congresso de Medicina do Trabalho.

Em 1945 representou o Brasil no I Congresso Internacional de Serviço Social - Chile.

Em 1957 esteve em Congresso na Finlândia e em 1958 no México.

Como podeis avaliar pelo exposto neste modesto resumo, Rubens aliava uma intensa produtividade didática e científica a atividades outras, como manter a coesão da sua querida turma de 1935, através dos encontros anuais por ele coordenados com todo zelo hoje substituído pelo charme do Joviano Resende, quando relembramos os episódios mais marcantes do nosso tempo de acadêmicos e onde se destacavam o Alaor, Benjamin, Silveira Sampaio, Gama Lima, Nazareth, Bustamante, Greta Garbo, Sanson, Brinckmann e muitos outros colegas, uns ainda presentes, outros, como o nosso querido Rubens, chamados pelo destino para alhures, em 09 de junho de 1965,- quando ainda muito podia fazer pela Medicina e pelo Ensino.

 

 

Biografia escrita pelo Acadêmico Ivan Ferreira Bastos Tavares.


Currículo Lattes