Ezequiel Campos Dias




Ezequiel Campos Dias

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 17

Patrono: destinado a Seção de Medicina Clínica


Mini currículo:

Ezequiel Campos Dias, discípulo de Oswaldo Cruz, nasceu em Macaé-RJ, no dia 11 de maio de 1880, onde estudou no colégio Antônio Caetano Dias até os doze anos de idade, quando mudou-se para Campos dos Goytacazes, terminando no Liceu local, onde concluiu, primeiramente, o curso de Farmácia para cumprir o desejo de seu pai.

A seguir, terminou o curso médico, frequentando o Instituto de Manguinhos, hoje Instituto Oswaldo Cruz.

Com Oswaldo Cruz, posteriormente seu cunhado, aprendeu microbiologia, integrando-se à equipe do criador da medicina experimental brasileira, ao lado de Carlos Chagas, Antônio Cardoso Fontes, Henrique Figueiredo Vasconcelos, Alcides Godoy, Arthur Neiva, Henrique Rocha Lima e Beaurepaire Rohan.

Em 1904 fez pesquisas sobre beribéri; no ano seguinte, tornou-se Diretor de Higiene e do Laboratório Bacteriológico do Maranhão. Em 1907 foi convidado e assumiu a direção do Instituto Oswaldo Cruz de Belo Horizonte. Em 1911 estudou em Lassance. Aos 42 anos de idade, faleceu no dia 22 de outubro de 1922. Eis com o jornal "O Minas Gerais" registrou seu passamento:


"Com a morte do professor Ezequiel Dias, a classe médica se vê privada de uma de suas grandes e brilhantes personalidades, de mais um lutador eficiente e notável dessas boas e assinaladas pelejas científicas".


No túmulo de Ezequiel Dias há somente uma palavra: SAUDADE, que, para Coelho Neto, é uma casa chamada Memória, uma cabana pequenina a um canto do coração.

Ao saudoso pesquisador e professor Ezequiel Campos Dias, portanto, a nossa homenagem, o nosso reconhecimento, que é - como já disse - a memória do coração.

 

Biografia escrita pelo Acadêmico Jorge Picanço Siqueira.


Currículo Lattes