Vasco de Freitas Barcelos




Vasco de Freitas Barcelos

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 16

Patrono:


Mini currículo:

Vasco de Freitas Barcelos nasceu em Lavras do Sul (RS) em 6 de julho de 1906. Veio para o Rio aos 14 anos, concluindo os estudos secundários em 1922, no Colégio Pedro II. Em 1926 matriculou-se na Faculdade Fluminense de Medicina, que então começava a funcionar. Fundou o Centro Acadêmico (depois denominado Barros Terra), do qual foi primeiro presidente. Doutorou-se em 31 de outubro de 1931 como orador da turma, recebendo dos colegas o anel de grau. Ingressou em 13 de abril de 1932 no serviço público, encarregado de implantar o primeiro Centro de saúde estadual no município de São Fidélis, onde permaneceu até 1936. Retornou nesse ano a Niterói como médico do Departamento Estadual de Saúde, sendo depois removido para a chefia do Estrito Sanitário de Nova Iguaçu.

Em 15 de fevereiro de 1943 voltou a Niterói, para substituir Marcolino Candau na direção de Distrito Sanitário da capital. Enviado pelo governo fluminense aos Estados Unidos, obteve o primeiro lugar e o título de Master no curso de higiene da Universidade de Michigan em 1944. Seus professores convidaram-no a continuar sua especialização no Estados Unidos, o que não foi possível devido a II Guerra Mundial. Cedido ao Ministério da Educação e Saúde, atuou no Serviço de Combate à Tuberculose. Assumiu em seguida a chefia do Serviço de Doenças Transmissíveis do centro de Saúde São Lourenço e da Divisão de Distritos Sanitários do estado.

Em 17 de maio de 1946 tomou posse como Diretor do Departamento de Saúde Pública do Estado nomeada pelo interventor Lúcio Meira. Participou da fundação da Escola de Serviço Social, da qual foi professor de higiene. Lecionou a mesma matéria na Faculdade Fluminense de Medicina e na Escola Fluminense de Enfermagem. Criada em 1947 a Secretaria Estadual de Saúde foi seu primeiro titular, a convite do governador Edmundo de Macedo Soares e Silva. Firmou convênio com o Ministério da Saúde para erradicação da malária e da tuberculose no Estado do Rio; desenvolveu a primeira campanha contra o uso de tóxicos e entorpecentes; implantou o primeiro posto de saúde da Ilha da Conceição e construiu o novo edifício do Hospital Ari Parreiras.

Em 21 de dezembro de 1949 deixou a Secretaria, desincompatibilizando-se para concorrei a deputado estadual nas eleições de outubro pelo PSD, mas não seria eleito. No segundo governo de Amaral Peixoto foi membro do Conselho Estadual de Saúde (1951), Diretor do Hospital Antonio Pedro (1952) e presidente do Conselho Estadual do Serviço Social (1953). De 1954 a 1955 dirigiu o serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e em 23 de fevereiro de 1955 assumiu a direção dos serviços médicos e sanitários da Secretaria Estadual de Saúde, designado pelo governador Miguel Couto Filho.

Pertenceu à Associação Médica Fluminense e fundou em 22 de janeiro de 1953 a Associação dos Ex-Alunos da Faculdade Fluminense de Medicina, da qual foi primeiro presidente. Faleceu em 25 de junho de 1955 no Hospital Santa Teresa (Petrópolis RJ) em consequência de acidente automobilístico. Lei de 11 de julho de 1956, sancionada pelo governador Miguel Couto Filho, deu seu nome ao Centro de Saúde de Nova Iguaçu.

 

Biografia retirada do livro "Figuras & Fatos da Medicina em Niterói", de Emmanuel de Macedo Soares.


Currículo Lattes