Acad. Cláudio do Carmo Chaves




Acad. Cláudio do Carmo Chaves

Monografia:

Tracoma nos indígenas na região do Alto Rio Negro da Amazônia Brasileira


Acesse a monografia
Titular em 20/08/2015

Especialidade: Oftalmologia

Acadêmico Titular

Cadeira: 23

Patrono: Luíz Palmier (Clínico, Fundador do Hospital de São Gonçalo, hoje Hospital Luiz Palmier)


Mini currículo:

Nascido em Manaus/AM em 7/9/1949, possui formação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1974), além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma universidade (1973). Realizou Residência Médica em Oftalmologia no Hospital Souza Aguiar/RJ entre 1975 e 1977, e obteve especialização em Administração Hospitalar pela PUC-RJ (1975), em Medicina de Tráfego pela ABRAMET/RJ (2020), Doutorado em Medicina com foco em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (1994), dissertando sobre Oncocercose Ocular na Amazônia Brasileira. Complementou sua formação com um Pós-Doutorado no Center for Eye Research (OCB) em Boston, MA – USA (1996), onde desenvolveu a tese "Alpha Eight Ocular Suture", e um fellowship no New England Medical Center, Tufts University School of Medicine, Boston, MA-USA (1997), focando em Patologia Ocular em Pterígio.

Conquistou a Livre Docência pela UNIRIO (2004) com a tese "Tracoma nos Indígenas da Amazônia Brasileira" e atuou como Professor Associado IV (aposentado) na Universidade Federal do Amazonas de 1977 a 2014. Foi aprovado em Concurso Público para Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (2008), onde apresentou a tese "Oftalmopatias Tropicais na Amazônia Brasileira". Atualmente, é Vice-Reitor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEA), posição que ocupa desde 2023, e tem uma longa trajetória como autor e coautor de trabalhos científicos, livros, e pesquisa nas áreas de Parasitologia, Infectologia, e Geriatria Ocular.

Exerceu cargos de liderança como Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Assessor do Ministério da Saúde, Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, Vice-Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e Fellow do American College of Surgeons. É membro titular de diversas academias médicas e literárias, tendo recebido inúmeras honrarias e condecorações nacionais e internacionais.

Suas atividades atuais incluem a direção e preceptoria da Residência Médica do Instituto de Oftalmologia de Manaus, desde 1978, e participação no Conselho de Notáveis da CNC, desde 2023.

 

Última atualização do currículo em 22/03/2024

 


Currículo Lattes