Mazzini Bueno
Especialidade:
Acadêmico Patrono
Cadeira: 5
Patrono: destinado a Seção de Medicina Clínica
Mini currículo:
O Acadêmico Mazzini Bueno, professor na Faculdade Fluminense de Medicina, nasceu em Campinas, Estado de São Paulo, em 09 de dezembro de 1888. Cursou o Ginásio do Colégio Mackenzie, em São Paulo, e faleceu no Rio de Janeiro em 10 de outubro de 1954.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e formou-se em 1910.
Em 1911, defendeu tese de doutoramento com o trabalho "Contribuições ao Estudo dos Aneurismas da Aorta Descendente".
Foi professor catedrático de Tisiologia da Faculdade Fluminense de Medicina.
No posto de Major Médico, embarcou para a Itália, como integrante da Força Expedicionária Brasileira.
Publicou dezenas de trabalhos médicos, sobre patologia do aparelho respiratório.
"Não fosse a sua inveterada bonomia, a despreocupação pela glória, a sua indiferença pelos postos de direção, teria vivido uma vida de incalculável refulgência e de fecunda criação científica em prol das nossas atividades médico-sanitárias!"
Mazzini Bueno foi um bravo e grande patriota. Perguntado porque queria ir para a Guerra da Itália, respondeu: "Desejo prestar um serviço à Pátria, nesta emergência e em segundo lugar, não desejo terminar meus últimos dias inutilizado numa cama. Desejo uma morte em pé!".
Mazzini era um homem sem maldade. Sempre foi otimista, via tudo pela face boa e simples da vida. Seu nome jamais será esquecido como homem de coração boníssimo, como patriota sincero, como profissional capaz, como professor exemplar e, sobretudo, como amigo dos que sofreram e morreram vitimas da tuberculose.
Biografia escrita pelo Acad. Antonio Jorge Abunahman.