Documento sem título
   
Documento sem título
 
 04/11/2019 - 2º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE ACADEMIAS DE MEDICINA
 
 

Realizou-se no dia 31 de outubro de 2019 o 2° Congresso Sul-Americano de Academias de Medicina, organizado pelas Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e Academia Nacional de Medicina contou com a participação da Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires e a Academia Chilena de Medicina. 

Os temas tratados foram: Envelhecimento Saudável, Demências, Arritmias Cardíacas, Cirurgias e Diabetes. O evento iniciou-se às 09:00h e terminou às 20:00h. 

A ACAMERJ forneceu dois conferencistas, dos Módulos I e II. A Academia Nacional de Medicina os conferencistas dos Módulos V e VI, cabendo ao representante chileno o Módulo III e ao representante argentino o Módulo IV. 

O primeiro Módulo sobre Envelhecimento Saudável coube a Acad. Vilma Duarte Câmara, da ACAMERJ. Bastante apreciado, tendo a conferencista traçado metas e normas para que a vida se prolongue de urna maneira saudável e evitando as principais doenças que podem encurtá-la. Os debates seguiram-se primeiramente com a Prof Yolanda Boechat (UFF), que reforçou a fala da conferencista. No debate aberto várias perguntas foram endereçadas à conferencista, que as respondeu a contento. 

O segundo Módulo versou sobre Demências, e coube ao Prof. Ricardo Oliveira (UNIRIO). O Professor discorreu sobre o quadro clínico das demências, as pesquisas do Pick e Alzheimer e, por fim, sobre o tratamento. Foi excelente a apresentação, muito didática com diapositivos muito elucidativos. 

Seguiu-se o debate a cargo do Professor Gerson Canedo Magalhães (ANM), que reforçou o diagnóstico das demências, chamando a atenção para as reversíveis, a A Acad. Vilma Câmara chamou atenção para o tratamento não só farmacológico, como cognitivo, que deve ser insistido e consegue sustar o avanço do processo. O debate aberto também foi muito participativo. 

No terceiro Módulo, o Acad. Fernando Lana Zanetti (Academia Chilena de Medicina) fez uma apreciação muito profunda sobre os métodos invasivos usados no combate as arritmias. Destacou o momento do uso dos desfibriladores, dos marca-passos e das ablações, métodos de execução dos processos, indicações e resultados. Seguiu-se o debate com o Dr. Luiz Eduardo Camanho (PROCARDIACO/SEACOR) especialista em Arritmias Cardíaca, que reforçou as indicações dos três procedimentos, assim como, os resultados conseguidos com os mesmos. O Debate aberto foi também bastante concorrido. 

 Finalizando esta segunda parte do Congresso, ocorreu o quarto Módulo sobre Diabetes, a cargo do Acad. Manuel Luis Martí (ANMBA). O Professor em sua fala sobre atualização terapêutica no diabetes enfatizou o tratamento cirúrgico que vem sendo atualmente empregado como uma variante da cirurgia bariátrica em diabéticos, em que, encurta-se o intestino delgado para promover uma maior reabsorção do açúcar em suas porções finais. 

Seguiu-se o debate a cargo do Acad. Rubens Antunes da Cruz Filho (UFF) que enfatizou o tratamento clínico, a cargo dos fármacos sendo os mais usuais, GLP1, DPP4, Metiformina e Biguanidas. O debatedor seguinte Acad. Luiz José Martins Romêo Filho discorreu sobre risco cardiovascular no Diabetes. Explicou que o risco de doença coronariana é duas vezes maior no paciente diabético do que no não diabético e dai, o tratamento da doença ter que ser levada a sério. O Presidente da Mesa, Acad. Antônio Luiz de Araújo (UNIRIO) discorreu também sobre a importância do diabetes na doença vascular periférica. O debate aberto foi muito proveitoso. 

Após o intervalo do Chá Acadêmico retomou-se o quinto Módulo com o Acad. Rossano Fiorelli (ANM), que discorreu sobre cirurgia minimamente invasiva e especificamente sobre a cirurgia da hiperidrose. Seguiu-se debate aberto com ótima participação dos Acadêmicos presentes. 

Por fim, o sexto módulo, coube ao Acad. José Duarte Galvão (ANM) que proferiu excelente palestra sobre pancreatite auto-imune suscitando um debate aberto muito acalorado por parte de todos os presentes. 

Ao final, o Presidente da ACAMERJ Luiz José Martins Romêo Filho agradeceu a acolhida da ANM neste 2° Congresso Sul-Americano, a exemplo do 1° e aproveitou para conferir o título de Membro Correspondente Estrangeiro aos Acads. Fernando Lana Zentti (Chile) e Manuel Luis Martí (Argentina), agradecendo suas presenças. O Acad. Pietro Novellino (ANM) juntamente com o Acad. Luiz José Martins Romêo Filho encerraram a Sessão. 

Merecem citação nesta breve resenha do evento, os Presidentes: Módulo I - Acad. Gerson Canedo Magalhães (ANM), Módulo II - Acad. Marcos Raimundo Gomes de Freitas (ACAMERJ), Módulo III - Acad. Ciro Herdy (ACAMERJ), Módulo IV - Acad. Antônio Luiz de Araújo (ACAMERJ), Módulo V e VI Acad. Pietro Novellino (ANM) e Secretários Acad. Selma Maria de Azevedo Sias (ACAMERJ) e Acad. José Galvão Alves (ANM). 



 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop