Documento sem título
   
Documento sem título
 
 10/01/2017 - Revista da ACAMERJ - Ano I - Nº 01
 
 

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro lançou, na Sessão Solene Comemorativa de 42 anos de Fundação, o primeiro número de sua Revista, que corresponde aos meses de janeiro a junho do corrente. Dessa edição, foram patrocinadores as seguintes instituições: Unicred, Laboratório Bittar, Complexo Hospitalar de Niterói e Hospital de Olhos - Niterói.



INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES__________________________________________________________________________________

Os artigos submetidos para publicação deverão ser enviados para:

Acadêmica Solange Artimos de Oliveira

Editor-Chefe da Revista da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro

E-mail: acamerj.secretaria@gmail.com.

_______________________________________________________________________________________________________

Cada artigo deverá ser acompanhado de carta de submissão, assinada por todos os autores, indicando a intenção de publicá-lo na Revista da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Esta carta deve informar que: (a) o artigo não foi publicado previamente e não foi submetido para publicação em outra revista; (b) que todos os autores contribuíram de forma significativa para a informação ou material submetido para publicação; (c) que os autores não possuem interesse financeiro direto ou indireto associado com a publicação do artigo; (d) que a fonte de recursos extra-institucional, especialmente aquelas fornecidas por companhias comerciais, estão indicadas. Uma vez aceitos para publicação, os artigos passarão a ser propriedade desta revista e não poderão ser reproduzidos ou reimpressos total ou parcialmente sem a devida autorização por escrito da redação. O material referente a Artigos recusados não será devolvido.


Conflito de Interesses - Qualquer conflito de interesses, principalmente acordo financeiro com companhias cujos produtos são citados no trabalho, devem ser claramente revelados quando o trabalho for submetido para revisão. Se aceito, esta informação será publicada no artigo final.

Os requisitos para autoria dos artigos e as regras gerais de preparação dos manuscritos submetidos à Revista da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro são de acordo com o Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Ann Intern Med, 126: 36-47, 1997). Uma versão eletrônica destes requisitos é disponível no seguinte endereço: www.icmje.org.


Revisão por Pares - Todos os manuscritos enviados para publicação na Revista da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro são inicialmente avaliados pelo corpo administrativo para garantir a conformidade com as diretrizes da Revista. Normalmente, cada manuscrito é submetido de forma anônima pelo Editor a dois Revisores. Se o Editor receber revisões conflitantes, o artigo será enviado a um ou dois Revisores adicionais, antes da decisão final do Editor. Se for julgado necessário pelo Editor ou pelos Revisores, estudos estatísticos incluídos no manuscrito serão analisados por um estatístico.

A Revista da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro aceita a submissão de artigos originais e artigos especiais (história da Medicina e revisões da literatura, p.ex.), relato de casos, editoriais, cartas ao editor.

Artigos de revisão, avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de importância clínica, com ênfase em fatores como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico, são, em geral, escritos, mediante convite, por profissionais de reconhecida experiência em assuntos de interesse especial para os leitores. Metaanálises estão incluídas nessa categoria. Autores não-convidados podem também submeter previamente ao conselho editorial uma proposta de artigo de revisão, com um roteiro.

Os artigos deverão estar escritos em português ou inglês, de acordo com a ortografia oficial.

Os trabalhos deverão ser digitados em espaço duplo em todas as seções, da página de rosto às referências bibliográficas, tabelas e legendas, com margens de 3 cm e com tamanho de letra legível (No. 14, de preferência). Abreviaturas deverão ser evitadas, entretanto, as oficiais poderão ser utilizadas, porém a primeira menção deverá ser completa, seguida da abreviatura. Gírias e expressões pouco comuns não deverão ser usadas. Drogas deverão ser mencionadas pelo nome químico. Não destacar trechos do texto, isto é, não sublinhar e não usar negrito.

Todos os tipos de artigos encaminhados deverão apresentar na Folha de Rosto o título do artigo, um título curto de até 50 letras, nome dos autores, local de realização do trabalho. Um dos autores deve ser designado como Autor-Correspondente e deve ser fornecido o seu endereço completo para correspondência, telefone e e-mail. Se o trabalho for financiado por instituição de pesquisa ou comercial, o nome da instituição deve ser mencionado.


TIPOS DE COLABORAÇÃO:

Artigos Originais: Devem ser apresentados na seguinte sequência: Folha de Rosto, Resumo Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Referências, Tabelas e Ilustrações, com Legendas. Cada secção deve ser iniciada em uma página. As páginas devem ser numeradas de modo consecutivo, a partir da Folha de Rosto. Os artigos originais devem apresentar contribuições autênticas ou abordagens novas. Os autores devem ser no máximo 6 (seis). Os artigos com mais de 6 autores devem ser acompanhados de uma carta explicitando a participação de cada autor no trabalho.

Artigos de Revisão e de Atualização: Somente serão aceitos para publicação quando solicitados pelo Corpo Editorial. Artigos de Revisão representam artigos que analisam criticamente os trabalhos mais recentes e de maior importância sobre determinado tópico. Artigos de Atualização representam a experiência e o ponto de vista do autor, reconhecido através de publicações internacionais, como expert em determinado tema. Devem ter Resumo e Palavras-chave, e apresentados na mesma sequência dos artigos originais.


ILUSTRAÇÕES:

O número máximo das ilustrações (desenhos, esquemas, figuras, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas e outros) será de 10 (dez) por manuscrito. Todas as ilustrações devem ser numeradas em algarismos arábicos, conforme a ordem de aparecimento no texto, com a identificação na parte inferior. A identificação das ilustrações deve ser feita na parte inferior das mesmas, com todas as explicações apresentadas nas legendas. Ilustrações reproduzidas de outras fontes já publicadas devem indicar essa condição na legenda, assim como devem ser acompanhadas por uma carta de permissão do detentor dos direitos. Fotos não devem permitir a identificação do paciente; tarjas cobrindo os olhos podem não constituir proteção adequada. Caso exista a possibilidade de identificação, é obrigatória a inclusão de documento escrito fornecendo consentimento livre e esclarecido para a publicação.

Microfotografias devem apresentar escalas internas e setas que contrastem com o fundo. As ilustrações são aceitas em cores para publicação na página da Revista. Contudo, todas as figuras serão vertidas para tons de cinza na versão impressa. Caso os autores julguem essencial que uma determinada imagem seja colorida mesmo na versão impressa, solicita-se um contato especial com os editores. Todas as figuras, bem como todas as imagens geradas em computador, como gráficos, devem ser anexadas sob a forma de arquivos nos formatos jpg ou tif, com resolução mínima de 300 dpi para possibilitar uma impressão nítida.


TABELAS:

Deverão ser numeradas em algarismos arábicos e constar isoladamente em páginas separadas. Cada tabela deverá ter uma legenda. As tabelas deverão ser mencionadas no texto através de algarismos arábicos, e numeradas consecutivamente.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Deverão ser numeradas de modo consecutivo, na ordem em que são inicialmente mencionadas no texto. Identificar as referências no texto através de números arábicos entre parênteses. Não deverá ser incluído material não publicado e comunicações pessoais na lista de referências; se for absolutamente necessário, mencione estas citações no corpo do texto. As citações pessoais devem ser restringidas ao mínimo. Para as abreviaturas dos nomes das revistas, refira-se a "List of Journals Indexed in Index Medicus" (www.nlm.nih.gov).

As referências bibliográficas devem seguir as normas do International Committee of Medical Journal Editors - http://www.icmje.org. De forma resumida, estas normas podem ser encontradas em http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.

 

A revista se reserva o direito de não aceitar os originais que não estiverem dentro das normas, assim como propor modificações, de acordo com a análise dos Revisores e do Corpo Editorial.

 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop