Documento sem título
   
Documento sem título
 
 01/01/2091 - MANUAL DE CANDIDATO
 
 

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CANDIDATOS À ACADEMIA DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-ACAMERJ.

Atualizado em 05/03/2018


MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CANDIDATOS À ACADEMIA DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-ACAMERJ.

Após o edital de Comunicação de abertura de vaga, os médicos desejosos de fazerem parte deste sodalício necessitam preparar convenientemente sua documentação, com os seguintes requisitos.

Art.1. Para concorrer à vaga de Titular, são necessários os seguintes requisitos:

a) Inscrever-se na sede da Academia no prazo estipulado, mediante carta de apresentação assinada por três membros titulares e ou eméritos que não façam parte da Diretoria ou dos Conselhos;

b) Ser brasileiro (a) nato (a) ou naturalizado (a);

c) Estar em gozo de seus direitos civís;

d) Estar habilitado, segundo as leis do país, para o exercício da medicina, tendo pelo menos 15 (quinze) anos de formado;

e) Exercer ou ter exercido a medicina no Estado do Rio de Janeiro, e nele ter domicilio conforme preceitua o art. 3º do Estatuto;

f) Apresentar declaração do Conselho Regional de Medicina de não haver sofrido penalidades por transgressão ao Código de Ética Médica;

g) Preencher a ficha da inscrição acompanhada do comprovante de pagamento da taxa de inscrição informada pela Secretária;

h) Apresentar Curriculum Vitae impresso e em meio magnético;

i) Apresentar monografia inédita (a monografia poderá ser apresentada no ato da inscrição ou até sessenta dias da data de encerramento das inscrições com sete cópias impressas e uma cópia em meio magnético).

Art.2. Encerradas as inscrições, o Secretário Geral enviará aos Titulares e Eméritos a relação dos candidatos, a fim de que possam ser apresentadas, no prazo de 30 (trinta) dias, as impugnações devidamente fundamentadas.

Art.3. Compete à Diretoria, ouvido o candidato ou candidata, julgar da procedência das impugnações, cabendo recurso à Assembleia Geral.


APRESENTAÇÃO DO CURRICULUM VITAE E DA MONOGRAFIA

1. Apresentar o Curriculum formal e um resumido no máximo de 10 (dez) páginas, com os principais tópicos de seu Curriculum pleno . Os textos deverão ser entregues, em sete vias, em papel branco de formato A4, em uma só face, com espaçamento duplo, margens superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3,0 cm, na fonte Times New Roman, corpo 12, bem como cópia do texto em meio magnético, no formato do Microsoft Word® versão 97 ou superior.

2. O candidato deverá apresentar monografia inédita, relacionada a um tema de sua livre escolha, relativo à sua experiência profissional ou de pesquisa, na área médica, em 7 (sete) vias impressas e uma digitalizada em meio magnético, no formato do Microsoft Word® versão 97 ou superior, segundo as especificações: o texto deverá ser digitado em papel branco formato A4, numa só face, com espaçamento duplo, margens superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3,0 cm, na fonte Times New Roman, corpo 12, exceto as notas de rodapé, tabelas e referências bibliográficas, que deverão ter espaço simples;

3. Da paginação e encadernação 

a) As páginas serão numeradas, embora os números não devam figurar na página de rosto e nas páginas que iniciam com títulos de capítulos ou seção.

b) A numeração conta a partir da página de rosto, mas só constará, em algarismos arábicos, a partir da segunda página do sumário, até o final do trabalho (o número deve ficar no alto da folha, a 2,0 cm das bordas superior e direita).

c) Na versão final, a capa deve ser dura, de cor preta, com letras douradas, contendo: i. No alto, centrado, o nome do autor; ii. No centro, o título do trabalho; iii. Embaixo e à direita, os dizeres: "Monografia apresentada à Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, para admissão como Membro Titular?; iv. Embaixo, a 2,0 cm da borda inferior, o lugar e a data (mês e ano); v. Na lombada, nome do autor e ano;

d) Na folha de Rosto, repetir o que contém a capa e na mesma disposição; na folha seguinte, a ficha catalográfica (norma ABNT);

e) Os seguintes componentes complementarão a monografia: i Biografia do antecessor na Cadeira (resumida porém com dados relevantes - máximo 8 (oito) páginas, ou biografia do Patrono, no caso de uma cadeira nova, que será ocupada pela primeira vez; Dedicatória - se assim o desejar; Sumário (índice); iii. Resumo e Abstract; v. Justificativa; vi. Revisão da literatura; vii. Objetivos (geral e específicos, se aplicável); viii. Corpo do assunto (estruturado em Casuística e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões); e Referências bibliográficas (digitadas no modelo Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html) sem mencionar o mês da publicação - a citação do fascículo é opcional, mas as citações devem ser uniformes, isto é, se citado em uma delas, as demais também devem conter o fascículo).

f) No caso de revisões bibliográficas sistematizadas sobre um assunto, os componentes "Sumário? e "Resumo e Abstract? devem ser mantidos. O tema central pode ser estruturado da seguinte forma: "Introdução?, "Objetivos?, "Itens pertinentes ao desenvolvimento per se do assunto? (no qual o uso de tabelas resumindo dados previamente publicados é encorajado), "Considerações finais? e "Referências bibliográficas?.

4. A monografia deve ser, preferencialmente, um trabalho de pesquisa, não sendo válidos trabalhos históricos ou monografias com puras opiniões pessoais, sem qualquer elemento de comprovação das conclusões. O Trabalho deverá seguir rigorosamente as normas metodológicas para elaboração e redação científica.


DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO E DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

1. Quando estiver com a documentação rigorosamente completa, dentro das normas explicitadas nos itens do Art.1,parágrafos de "a? a "f?, tudo deverá ser entregue formalmente e em conjunto, à secretaria da Academia para encaminhamento ao Secretário Geral que, após obediência ao artigo 2 deste manual, apresentará a candidatura na próxima reunião programada da Diretoria da

Academia, na qual o material será entregue ao Presidente do Conselho Científico. Este Conselho tem um prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis se necessário por outros 30 (trinta) dias, para emitir seu parecer e de encaminhar à Diretoria que convocará Assembleia Geral extraordinária conforme normas regimentais em seu art. 4º e 5º e parágrafo 1º.

Na Assembleia Geral Extraordinária o candidato exporá o seu curriculum vitae e monografia e será arguido pelos Acadêmicos. Se obtiver a aprovação de 2/3 dos Acadêmicos presentes e

representados, será imediatamente comunicado de sua aprovação que constará da Ata da referida Assembleia.

2. Se houver mais de um candidato para uma mesma Cadeira, será eleito o que obtiver maior número de votos na Assembléia Geral Extraordinária convocada para este fim. Em caso de empate, será considerado eleito, o candidato mais idoso.

3. Tão logo seja aprovado, deverá pagar as seguintes taxas: insígnia (medalhas), beca, diploma e taxa de admissão, no valor da mensalidade vigente para os Acadêmicos Titulares, no mês de sua posse.

DA POSSE

1. Após eleito pela Assembleia Geral Extraordinária, o candidato aprovado deverá adquirir na Secretaria da Academia o MANUAL PARA A POSSE DE UM NOVO ACADÊMICO, onde estão todas as normas oficiais para a sua posse, as quais devem ser RIGOROSAMENTE SEGUIDAS.

2. O prazo máximo para tomar posse, após a aprovação é de 60 (sessenta) dias, prorrogáveis por outros 60 (sessenta) dias, se houver justificativa válida e aceita pela Diretoria. Caso não ocorra a posse dentro deste período, o Candidato perderá o direito ao lugar, sendo a Cadeira novamente declarada vaga.

3. Os novos Acadêmicos deverão tomar posse numa Sessão Solene, a qual é aberta ao público e, consequentemente, a todos os convidados dos empossados, em acordo com o manual de posse. Qualquer dúvida deverá ser esclarecida na secretaria da Academia, que funciona de 2ª a 6ª feira de 9:00 às 12:00 horas e de 13:00 às 17:00 horas, na avenida Roberto Silveira 123, Icaraí, Niterói-RJ, CEP 24.230-150. Telefones: Fixo (21) 2711-0721; Tele/Fax (21) 2612-0970; Celular (21) 98460-3042.

Endereço eletrônico: acamerj.secretaria@gmail.com.


______________________________          _________________________________

       Acad. Elimar Antônio Bittar                      Acad. Alcir Vicente Visela Chácar

     Secretário Geral da ACAMERJ                            Presidente do Conselho 

                                                                                  Científico da ACAMERJ

                                   __________________________________

                                       Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro

                                                   Presidente da ACAMERJ

 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop