ACAMERJ sediará encontro das 25 Academias de Medicina estaduais





ACAMERJ sediará encontro das 25 Academias de Medicina estaduais
19/01/2011 - 00:00:00

   Os presidentes da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), respectivamente José Leite Saraiva e Roberto D´Ávila, aceitaram a proposta da ACAMERJ de sediar em 10 de maio a reunião entre as academias de medicina estaduais. Para o mesmo dia, à noite, está programada a solenidade de homenagem aos Professores Doutores Fortunato Benaim e Ivo Pitanguy. 
     A ideia foi levada pelo presidente Alcir Chácar no encontro nacional realizado na sede do CFM em Brasília entre os dias 17 e 18 de janeiro. A pauta incluía, entre outros assuntos, o convênio de cooperação mútua entre o Conselho e a FBAM e a reforma do estatuto da Federação. 
     Acadêmico de Medicina de Buenos Aires, Benaim era um dos poucos especialistas em queimados há 50 anos quando viajou com sua equipe especialmente a Niterói para socorrer, ao lado de Pitanguy, as vítimas do incêndio do Gran Circus Norte Americano. No entanto, ao contrário do cirurgião plástico brasileiro, o argentino nunca recebeu um agradecimento brasileiro oficial. Ambos confirmaram presença e deverão, na ocasião, palestrar a respeito da atuação no sinistro do circo. 
     O CFM e a FBAM darão apoio à reunião das academias e à solenidade quanto ao traslado e à hospedagem de Fortunato Benaim e dos diretores das demais 25 academias estaduais de medicina, ou seja, dos convidados não residentes no estado. O evento e os convites estão sendo produzidos. Já foram enviados ofícios ao governador Sérgio Cabral Filho e, ao prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira.