Acompanhe em primeira mão o discurso do Ilustre Presidente da ACAMERJ Dr. Alcir Chacar no III Conclave Brasil Argentina





Acompanhe em primeira mão o discurso do Ilustre Presidente da ACAMERJ Dr. Alcir Chacar no III Conclave Brasil Argentina
07/11/2014 - 00:00:00

III CONCLAVE BRASIL ARGENTINA


Saudações protocolares


É com imenso júbilo que a ACAMERJ vem novamente à Buenos Aires para participar do III Conclave Médico Argentina-Brasil, que reúne a Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires e a Academia de Medicina do Estado do Estado do Rio de Janeiro.

Viemos novamente  movidos pelo intenso desejo de ajudar a consolidar os sonhos e os ideais que inspiraram a auspiciosa iniciativa nascida no ano de 2008.  

Esse renovado evento contribuirá certamente para implementar as discussões sobre nossas preocupações particulares no âmbito da epidemiologia, da clínica, da docência, da extensão e da pesquisa, numa atmosfera privilegiada de mutua colaboração

Adquirimos conhecimentos espantosos sobre o mundo físico, biológico, psicológico e sociológico. A ciência impõe cada vez mais os métodos de verificação empírica e lógica. No entanto, por toda a parte o erro, a ignorância e a cegueira progridem junto a esses mesmos avanços cada vez mais extraordinários. Não há mais verdades, só impressões de verdades, em todos os campos e em todos os cantos.

A cada dia somos envolvidos por novas redes estruturadoras, com outras ordens de valores e de crenças ? por novos paradigmas. Tudo parece sempre inacabado e qualquer rumo é incerto: o que fazer, onde fazer, como fazer?

Acredito que hoje nossa grande missão é contribuir para melhorar o entendimento entre os povos e as gerações que coexistem, mas não se reconhecem nem se solidarizam, embora vivam a situação mais universalizada de todos os tempos.

Como nos mostrou Hazel Henderson estamos condenados, se quisermos sobreviver, a desenvolver formas inteligentes de articulação entre os nossos diversos objetivos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Criando, nesse sentido, formas inteligentes de colaboração entre os mais diferentes atores que participam da construção social global, em todos os planos. A grande revolução contemporânea consiste na gradual substituição do paradigma da competição pelo paradigma da colaboração internacional.

O paradigma da colaboração, além de constituir uma visão ética, e de materializar valores das pessoas que querem trabalhar de maneira inteligente e útil, ? constitui hoje o senso melhor, em termos de resultados para o conjunto da sociedade.

Diante desse quadro de incansável busca pela verdade e equilíbrio entre ciência e existência, entre o saber tecnológico e a razão humana, urge a multiplicação de encontros como esse, voltados a compartilhar, solidária e cooperativamente, saberes e reflexões, sobre a ciência e o humano.

Senhor Presidente de la Academia Nacional de Medicina, Acadêmico Roberto Pradier,

Confrades e Confreiras,

Cumprimento a todos os presentes, fazendo questão de externar a minha alegria por estar aqui mais uma vez nesta aprazível cidade de Buenos Aires, na presença de pessoas tão ilustres e que sempre nos recebem com tanto carinho e atenção, dando continuidade à vitoriosa parceria iniciada no ano de 2012 entre a Academia de Medicina do  Estado do Rio de Janeiro ? a nossa ACAMERJ - e a Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires, na realização do I Conclave Médico entre essas Academias, realizado aqui mesmo, nesta inesquecível biblioteca e que, no ano seguinte, nos permitiu retribuir ao recebê-los para o II Conclave Médico, desta vez em nossa casa, no Brasil.

Essa vitoriosa parceria que hoje damos prosseguimento é, no nosso entender, mais uma prova de que, sobretudo no âmbito da epidemiologia, da clínica médica, da docência e da pesquisa CIENTÍFICA, Brasil e Argentina hoje caminham unidas, numa parceria da qual muito nos orgulhamos de fazer parte.

Mas seria pretensioso demais querer assumir todo o mérito por tal parceria. Seria no mínimo injusto esquecermos que, no passado, Brasil e Argentina estiveram unidas quando do trágico incêndio do Gran Circo Norte Americano, que vitimou centenas de pessoas que lotavam os hospitais de uma despreparada Niterói, e que pode então contar com a ajuda de nuestros abnegados hermanos argentinos, liderados pelo Professor Fortunato Benaim que, com sua equipe de voluntários, imediatamente se deslocou para aquela cidade, num exemplo de solidariedade e humanismo, enfrentando todo tipo de limitações da época, que iam desde o longo trajeto feito em aviões movidos a hélice, até aos precários recursos de hospitais e profissionais despreparados para uma tragédia de tamanho porte, sobretudo no tratamento de queimados.

Professor Benaim, seu braço estendido unindo Argentina e Brasil naqueles dias é até hoje para nós fonte de inspiração e incentivo para a realização desses encontros anuais, promovendo um saudável e estimulante intercâmbio entre as Academias de Medicina desses dois países irmãos, e que muito almejamos se estenda também aos demais países vizinhos da América Latina. Muito temos a partilhar. Muito temos a aprender uns com os outros. Transpondo as barreiras do saber e unindo cada vez mais homens e mulheres que se destacam em suas áreas médico-acadêmicas, em encontros como esse, que damos prosseguimento ao realizar esse nosso III Conclave Médico.

Em meu nome, bem como no de todos aqueles que aqui representam o nosso Brasil, através da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, agradeço a generosa acolhida.

É uma grande honra para nós poder estar aqui em tão boa companhia.