Nota de pesar – Acad. Omar da Rosa Santos





Nota de pesar – Acad. Omar da Rosa Santos
08/11/2025 - 13:51:42

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj) manifesta, com profundo pesar, o falecimento do Acadêmico Omar da Rosa Santos, ocorrido em 8 de novembro de 2025.

Nascido em 20 de maio de 1940, no Rio de Janeiro, o professor e médico Omar da Rosa Santos construiu uma trajetória exemplar dedicada à medicina, ao ensino e à cultura. Graduou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da Unirio (1964) e também em Ciências Jurídicas (1977). Obteve os títulos de Livre-Docente em Clínica Médica/Nefrologia (1971) e em Clínica Médica (1983), ambos pela Unirio, instituição em que exerceu uma brilhante carreira acadêmica, alcançando o cargo de Professor Titular de Clínica Médica e, posteriormente, o título de Professor Emérito.

Com sólida formação e vasta experiência clínica, foi fundador do Serviço de Nefrologia do Hospital Federal do Andaraí e chefe dos Serviços de Clínica Médica e de Nefrologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, além de ter atuado como Médico Diretor do Departamento de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Sua contribuição ao ensino médico estendeu-se também ao Hospital Central do Exército, onde exerceu o cargo de Professor Coordenador Acadêmico.

Acadêmico da Acamerj desde 1992, o Dr. Omar integrou diversas sociedades e academias médicas e literárias no Brasil e no exterior, sendo reconhecido por sua erudição, seu espírito humanista e seu incansável compromisso com o saber científico e cultural. Autor de vasta produção intelectual, deixou um legado expressivo com publicações científicas, livros e textos literários que refletem a amplitude de seu pensamento e a sensibilidade de sua escrita.

A Acamerj e seus pares perdem não apenas um grande médico e mestre, mas também um grandíssimo amigo, escritor, orador e poeta, cuja presença marcante e generosa permanecerá viva na memória de todos.

Em palavras do presidente da Acamerj, Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro“Antes de tudo, em Omar, perdi, fisicamente, um grande amigo. Amizade de 64 anos... Como Acadêmico Emérito da Acamerj, foi um repositório de virtudes, cultura e simplicidade, merecendo, do presidente, todas as homenagens. Como companheiro e amigo de longas e inesquecíveis jornadas, resta uma saudade doída e, ao mesmo tempo, plena de belas recordações. A Acamerj saberá honrar a sua vida.”

Em emocionadas palavras, seu filho, Dr Omar Lupi, também médico, afirmou: “Meu pai sempre serviu para mim como bússola moral e exemplo de médico e professor.”

O Acadêmico Omar da Rosa Santos deixa três filhos, seis netos e uma longa lista de alunos, amigos e pacientes em seus 85 anos de vida. 

O velório será realizado no dia 09 de novembro de 2025, das 08h30 às 11h30, na Capela 08 do Cemitério Memorial do Carmo.