Confrade Antônio Braga Neto e Secretaria de Saúde do RJ têm destaque na redução da mortalidade materna no estado
03/06/2025 - 15:01:40
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro apresentou importantes resultados no enfrentamento à mortalidade materna. Entre 2023 e 2024, o estado registrou uma queda de 18% na Razão da Mortalidade Materna (RMM), que passou de 75,5 para 61,8 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Em números absolutos, a redução foi de 24%, com 101 óbitos em 2024 contra 133 no ano anterior.
A Acamerj parabeniza a secretária de Saúde do estado do Rio de Janeiro, Claudia Maria Braga de Mello, bem como o confrade Antônio Braga Neto, coordenador da Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, pelo sucesso da campanha voltada à redução da mortalidade materna na gestação, no parto e no pós-parto.
O anúncio foi feito durante o XXXV Fórum Perinatal do Estado do Rio de Janeiro, realizado no auditório da Secretaria. Entre as iniciativas apresentadas, destacam-se a qualificação do pré-natal, a distribuição de cálcio universal às gestantes, a capacitação de profissionais da atenção primária, a implantação da lista de verificação do parto seguro nas maternidades e a atuação do programa estadual “Acolhe”, voltado à orientação e planejamento familiar de adolescentes e jovens.
A Acamerj reconhece a relevância do trabalho técnico e integrado da equipe da Secretaria, com a valiosa contribuição de seu confrade, que reforça o compromisso da medicina com a vida e com o cuidado das mulheres em todas as etapas da gestação.