É com profundo pesar que a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj) comunica o falecimento do Acadêmico Emérito Dr. Alvaro Acioli de Oliveira, ocorrido no último dia 10 de maio de 2025.
Médico psiquiatra com trajetória notável na área da saúde mental, Dr. Alvaro Acioli formou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1957, onde também conquistou o título de Livre-Docente em Psiquiatria Clínica e Social, em 1975. Foi Professor de Neuropsiquiatria Infantil da UFF por mais de duas décadas (1972–1996) e Professor Titular de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Teresópolis. Atuou ainda como Professor Convidado da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal.
Especialista pela Associação Médica Brasileira desde 1970, foi também membro titular do Comitê Brasileiro para Prevenção e Tratamento da Depressão (1987–1997). Sua produção acadêmica inclui cerca de cem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, com contribuições relevantes para a psiquiatria clínica e social.
A missa de sétimo dia será celebrada na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 18h, na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, situada à Av. Roberto Silveira, 265 – Icaraí, Niterói/RJ.
A Acamerj presta suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas deste notável médico, professor e ser humano que tanto contribuiu para a medicina e a formação de gerações de profissionais.