Cerimônia de Jubileu de Ouro da Acamerj





Cerimônia de Jubileu de Ouro da Acamerj
04/12/2024 - 17:53:00

Na noite de 29 de novembro de 2024, a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - Acamerj celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando os 50 anos de sua fundação, com uma solenidade realizada na sede da Associação Médica Fluminense, Teatro Eduardo Kraichete em Niterói. O evento reuniu Acadêmicos, autoridades, homenageados, médicos, familiares e convidados especiais em uma noite de celebração e reconhecimento pela significativa contribuição da Acamerj à medicina no estado e no país.

A cerimônia foi aberta pelo Mestre de Cerimônia, Acad. Luiz Alberto Soares Pimentel, que deu início à composição da mesa, presidida e integrada pelo Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, Presidente da Acamerj. A mesa contou com a presença das seguintes autoridades: Acad. Vilma Duarte Camara (1ª Vice-Presidente), Acad. Omar da Rosa Santos (Membro do Conselho Científico e Decano da Acamerj), Acad. Antônio Luiz de Araújo (ex-Presidente da Acamerj), Acad. Pietro Novellino (ex-presidente da ANM), Dr. Walter Palis Ventura (Presidente do CREMERJ), Dr. Waldemar Naves do Amaral (Representante do Conselho Federal de Medicina), Acad. Maria de Fátima Bazhuni Pombo (Secretária Geral da Acamerj), Acad. Luiz José Martins Romeo Filho (ex-Presidente da Acamerj), Dra. Zelina Maria Caldeira (Vice-Presidente da SOMERJ), Professora Márcia Maria Pessanha (Presidente da Academia Fluminense de Letras), Dr. Gilberto Garrido Júnior (Presidente da Associação Médica Fluminense), Acad. Adauto Dutra Moraes Barbosa (Diretor da Faculdade de Medicina da UFF), Acad. Evandro Tinoco Mesquita (Orador Oficial da Acamerj), Acad. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (Presidente do Conselho Científico), Sr. Carlos Eduardo Sixel Barreto (Assessor do Deputado Vitor Júnior) e Acad. Alexandre Martins Valença (Representando a Academia de Medicina do Rio de Janeiro - AMRJ).

A cerimônia incluiu a execução do Hino Nacional e do Hino da Acamerj, simbolizando o respeito às tradições da instituição. Um dos pontos altos foi a leitura do Relatório Administrativo de 2024 pela Secretária Geral, Acad. Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant’Anna, que destacou as principais realizações do ano. Na sequência, o Sr. Carlos Eduardo, representando o Deputado Vitor Júnior, entregou ao Presidente da Acamerj o Prêmio Anna Nery da Saúde, em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, um reconhecimento recebido com gratidão e honra.

A solenidade também foi marcada pela outorga dos Méritos Médicos Regionais, que homenagearam médicos dos Núcleos Regionais, sendo entregue das mãos do Presidente da Acamerj e dos Diretores-Presidentes aos doutores: Dra. Maria Carolina de Pinho Porto; Medalha Acad. Mário Duarte Monteiro (Região dos Lagos); Dra. Deise Rosa de Boni Monteiro de Carvalho (Rio de Janeiro) Medalha Acad. Francisco de Almeida Pimentel; Dr. Paulo Roberto Hirano (Campos dos Goytacazes) Medalha Acad. Giuseppe Mauro; Dra. Luciana Muri Oliveira (Nova Iguaçu) Medalha Acad. Antonio Jorge Abunahman; Dr. Sávio Silva Santos (Teresópolis) Medalha Acad. Roched Abib Seba; Dr. Sérgio Luiz Cardoso Maciel (Petrópolis) Medalha Prêmio Nobel Peter Brian Medawar; Medalha Acad. Octávio Lemgruber (Nova Friburgo) Dra. Karla Bayer Mendonça; Dr. Fabiano Bianchi (Itaperuna) Medalha Acad. Carlos Tortelly Rodrigues Costa e Dr. Ricardo Carneiro Ramos (Niterói) Medalha Acad. Renato Luiz Nahoum Curi.

Em seguida, foram concedidos os títulos de Honorário aos Professores Doutores Carlos Alberto Basílio de Oliveira, Carlos Eduardo de Mattos, Luiz Felippe Júdice e Walter Tavares, que fizeram breves discursos de agradecimento. A Acadêmica Vânia Silami Lopes foi reconhecida como Acadêmica do Ano de 2024 por suas contribuições excepcionais ao longo do ano do Jubileu, enquanto os Acadêmicos Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Luiz Sérgio Keim receberam o título de Benemérito pelos esforços contínuos em prol da Academia.

Outro momento de destaque foi a entrega das Medalhas Comemorativas do Jubileu de Ouro aos confrades e confreiras, simbolizando a relevância de suas trajetórias na história da Acamerj. A tradicional "Hora da Saudade" trouxe emoção ao homenagear todos os acadêmicos todos aqueles que partiram, mas deixaram um legado de inspiração e dedicação e contribuíram para a Acamerj tornar-se uma realidade, em especial os que faleceram no ano de 2024: José Dutra Bayão, Hélio Copelman e Heitor dos Santos Braga.

Após as palavras do Orador Oficial, Acad. Evandro Tinoco Mesquita, cada membro da Mesa Solene teve um momento para se manifestar, ato contínuo o Presidente Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro fez seu discurso de encerramento, destacando a história da Acamerj, o papel científico, social e cultural das Academias em geral, bem como a necessidade de algumas importantes virtudes para dirigi-las. A celebração terminou com um fino coquetel no Salão Nobre, promovendo o congraçamento entre os presentes.

A comemoração dos 50 anos da Acamerj honrou seu rico passado e reforçou o compromisso com o futuro, reafirmando sua missão de promover o progresso científico e valorizar os profissionais da medicina. Uma noite memorável que ficará marcada na história da instituição e de seus participantes.