Acamerj realiza evento em Teresópolis com foco no futuro do ensino médico no Brasil
14/10/2024 - 16:11:06
No dia 11 de outubro de 2024, a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro-Acamerj, através de seu Núcleo Regional em Teresópolis, Presidido pelo Acad. Marco Antonio Naslausky Mibielli, promoveu um encontro de grande relevância, sediado na Associação Médica de Teresópolis (AMT). O evento contou com uma plateia de cerca de trinta pessoas, reunindo acadêmicos, médicos e representantes de diversas entidades para debater o tema central: "O ensino médico no Brasil: para onde estamos caminhando? O que as nossas instituições podem fazer para encontrar o bom caminho?"
Organizado pelos Acadêmicos Carlos Romualdo Barboza Gama, Marco Antônio Naslausky Mibielli, Vânia Silami Lopes e pelo Presidente, o evento teve uma rica troca de experiências e visões sobre os desafios e o futuro do ensino médico no país. A abertura contou com as ilustres presenças do Presidente da Acamerj, Acadêmico Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, e do Diretor-Presidente da Regional de Teresópolis, Acadêmico Marco Antônio Naslausky Mibielli, além de renomados Acadêmicos como Luiz Sérgio Keim, Gesmar Volga Assef Haddad, Manoel Antônio Gonçalves Pombo, José Antônio Verbicário Carim, Adauto Dutra Moraes Barbosa e Vânia Silami Lopes.
A mesa redonda foi mediada pelo Acadêmico Carlos Romualdo Barboza Gama e Presidida pelo Acadêmico Luiz Augusto de Freitas Pinheiro. O debate contou com a participação de palestrantes de peso, como o Presidente da SOMERJ, Dr. Rômulo Capello Teixeira, e o Presidente do CREMERJ, Dr. Walter Palis Ventura, além de contribuições dos Acadêmicos Manoel Antônio Gonçalves Pombo, Carlos Romualdo Gama e da Dra. Walney Ramos de Souza, como debatedores.
Entre os temas abordados, destacou-se a proposta do Projeto de Lei (PL 2.294/2024), apresentada pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que propõe a implementação de um Exame Nacional de Proficiência em Medicina para garantir a qualificação dos novos profissionais da área. Tanto o Dr. Rômulo Capello quanto o Dr. Walter Palis ressaltaram o apoio das principais entidades médicas nacionais, como a AMB e o CFM, à proposta do exame. O tema gerou um intenso debate entre os acadêmicos, médicos e demais presentes, destacando os prós e contras da medida, que promete ser uma das pautas centrais da classe médica nos próximos meses.
Os palestrantes e debatedores apresentaram uma visão clara e abrangente sobre os desafios enfrentados pelo ensino médico no Brasil, e a discussão foi tão enriquecedora que excedeu o tempo previsto, levando à decisão de realizar um segundo encontro em breve para continuar o debate.
Após a mesa redonda, os participantes se reuniram para um almoço de confraternização na Churrascaria Novilho de Ouro, proporcionando um ambiente descontraído e favorável à troca de ideias e discussões mais aprofundadas. O evento foi marcado pelo fortalecimento da união entre as entidades médicas estaduais – Acamerj, CREMERJ e SOMERJ –, que, junto com o apoio da Associação Médica de Teresópolis, garantiram o sucesso do encontro.
Merece destaque especial o empenho do ativo Núcleo de Teresópolis da Acamerj, cujo trabalho foi fundamental para a realização deste evento de tamanha relevância para o futuro do ensino médico no Brasil.
O evento foi coroado de sucesso, e todos os participantes já aguardam com entusiasmo a continuidade dos debates em próximos encontros, incluindo os Núcleos.