Nota de pesar - Sr. Uilnes Martins Pereira





Nota de pesar - Sr. Uilnes Martins Pereira
03/06/2024 - 15:28:29

Com profundo pesar, a Acamerj informa o falecimento do estimado pai de nosso querido confrade Anderson Wilnes Simas Pereira, ocorrido na última madrugada do dia 02 de junho. Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências e solidariedade à família e amigos. Nossos pensamentos e orações estão com vocês.

 

Abaixo, informamos uma breve história de sua vida, escrita pelo seu filho e nosso estimado Confrade. 

Nascido em Arraial do Cabo, filho e neto de pescador, despertou seu interesse na literatura precocemente, ainda no ensino primário, escrevendo poesias, versos e cartas à pedido dos amigos, para ajudar no enlace com suas amadas. Ainda solteiro publica seu primeiro livro de sonetos: “Amor em Cabo Frio”. Fez uma pausa na produção literária ao se dividir entre os ofícios de professor e empresário, mas nunca perdeu o gosto pela literatura e pela escrita.

No entanto, foi na aposentadoria que se debruçou com maior afinco aos seus manuscritos, tendo caminhado pelos mais diferentes estilos literários. Avançou por poesias, contos, literatura de cordel, ficção, descrições históricas, literatura infanto-juvenil e, de forma especial, no folclore regional. Dono de rara facilidade e habilidade para com a palavra escrita, publicou 16 livros e deixou extenso acervo escrito, os quais poderiam facilmente compilar cerca de 3 obras adicionais completas. Cito aqui algumas de suas obras: “Antologia Poética”, “Arraial do Cabo- seus contos e seus encantos”, “Entre o Cabo a Lenda” e “O último Tupinambá”.

Realmente, tinha muita fluência na construção poética, com suas obras tendo sido impressas e distribuídas gratuitamente nas escolas e feiras literárias. Dono de rara visão altruísta, defendia que a literatura não deveria apresentar barreiras sociais, especialmente na educação escolar. Nesse mesmo espírito, encorajou diversos escritores a produzirem o seu primeiro livro, fornecendo as bases da escrita e auxiliando no extenso trabalho de revisão que sucedia.

Sabidamente tido como importante empreendedor da cultura e da educação, foi um dos fundadores da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (ACLAC) de Arraial do Cabo, além de ter sido o idealizador da I Feira Literária de Arraial do Cabo.  Homem de bem e da sociedade, dono de fala mansa, amigo de todos e uma referência de cidadão a ser seguida.

Deixa um legado e exemplo de vida, saudades para a família, amigos e toda uma população. Encaminho abaixo uma de suas poesias fazendo menção a uma pintura da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos, Arraial do Cabo.

 

________________________________________

A PINTORA E O POETA


Erguendo o pincel a amestrada mão
Recria a vida em leves pinceladas,
E a inspiração em longas cavalgadas
Dá forma à peça altiva à ilusão.


E o poeta vendo a pintora, então,
Nota, espantoso, os mágicos segredos,
No espalhar da tinta, os amestrados dedos
Dão vida à obra, em singular paixão.


E o poeta olhando a obra bem nascida,
Pergunta a pintora: Quem te deu mão ungida
Para expor o belo em perfeição ?



E ela simplesmente retocando , à parte,
Disse : - Inspira-se poeta em minha arte...

E poema em meu quadro a tua compaixão!

 

(Uilnes Pereira)

 

*Imagem: Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Arraial do Cabo-RJ, foto de Wolney Teixeira.

 

https://poesiarte.blogspot.com/2008/08/poesiarte-apresenta-normal-0-21-false.html