NOTA DE FALECIMENTO





NOTA DE FALECIMENTO
01/06/2022 - 18:44:05

Faleceu dia 31/05/22 o Professor Márcio José de Araújo Torres.

O ilustre médico e professor colou grau em 1958, pela antiga Faculdade Fluminense de Medicina, hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Destacado clínico na cidade de Niterói, onde atuou desde 1959, foi também responsável pela formação de incontáveis Clínicos de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro e em todo o país.

Profundo conhecedor da Ciência Médica e apaixonado cultor e praticante da Arte Médica, dedicou à Clínica Médica uma prática sacerdotal e à Docência uma vocação hipocrática.

A ACAMERJ deixa à família palavras de conforto e reconhecimento pela vida social e humanística de Márcio Torres, como cidadão, médico e professor, pranteando sua morte e sobretudo, enaltecendo sua vida reta, útil e fecunda herança que fica para outras gerações.

Independentemente de concordância com todas as suas ideias, pensamentos e posições, há de se reconhecer nele uma pessoa diferenciada, com opiniões próprias e abalizadas, polemizador, de elevada cultura médica e geral.

Algumas vezes ácido; outras vezes dotado de fina ironia; outras ainda, crítico e contundente. Contudo assumia essas posições de maneira afável, com “fala mansa”, aberto à discussão de controvérsias.

Sem dúvida, um homem de caráter sem jaça, cavalheiro e sempre disponível para engrandecer a cultura médica e geral.

Por todas essas razões, e outras mais, recebeu da ACAMERJ a Medalha e o Diploma de Mérito Médico (Acad. Francisco de Almeida Pimentel) em Sessão Solene Comemorativa de 40º Aniversário da ACAMERJ em 08 de dezembro de 2014.

A Morte não apaga a vida que escrevemos percorrendo caminhos do bem ou do mal. O Professor Márcio José de Araújo Torres deixa, indelevelmente, sua vida gravada com a tinta eterna de quem valorizou o ser humano!

Dr. Marcio Torres  

dr. torres corte
O Prof. Márcio Torres com a mulher, Maria de Nazareth, quando fora homenageado pela ACAMERJ.