Documento sem título
   
Documento sem título
 
 31/01/2019 - PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2019
 
 

Realizou-se em 30 de janeiro de 2019, a primeira reunião de Diretoria do atual mandato da ACAMERJ. O Presidente abriu a sessão fazendo uma prece a Deus para que todos os membros da Diretoria tenham saúde e discernimento durante o triênio.

A seguir apresentou os componentes da Diretoria, com obrigatoriedade de frequência, os Vice-Presidentes Luiz Augusto de Freitas Pinheiro e Elimar Antonio Bittar, os três secretários Vilma Duarte Câmara, Selma Maria de Azevedo Sias e João Batista Thomaz, os dois tesoureiros Theophilo José da Costa Neto e Wellington Santos.

Lida e aprovada a Ata de 25/10/18, seguiu-se a fala dos membros da Diretoria. Luiz Augusto Pinheiro destacou o bom momento financeiro da ACAMERJ, Elimar Bittar  desejou um triênio feliz, Selma Sias apresentou quatro eventos que realizará em 2019 e disse de sua dificuldade em frequentar as reuniões das quartas-feiras. João Thomaz dedicou três livros seus à Academia, Vilma Câmara apresentou seus eventos para 2019 e tentará viabilizar suas datas de ambulatório para auxiliar a presença da Acad. Selma Sias nas reuniões. Wellington Santos discorreu da necessidade de executar as dívidas dos inadimplentes e encurtar prazos e por fim, Theophilo Neto trouxe novas ideias para captação de recursos, enfatizando o trabalho que buscará realizar.

A seguir o Presidente destacou que os cinco candidatos à Academia foram aprovados devendo apresentar seus trabalhos em Sessão Solene, segunda o Conselho Científico em 14 de fevereiro com Posse em data a ser agendada em março. Abaixo a relação dos candidatos aprovados com suas monografias.

Gen. Bda. José Oiticica Moreira: Cadeira 28 - Patrono: Acad. Augusto Paulino Soares de Souza 
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO, INTRAEMPREENDEDORISMO E O SETOR PÚBLICO: ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS CONTEPORÂNEOS DE GESTÃO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE.
Avaliadores: (ACAD. THEOPHILO JOSÉ E ACAD. ANTONIO LUIZ DE ARAUJO)
Prof. Luiz Sérgio Keim: Cadeira 40 - Patrono: Acad. Domingues de Sá 
TITULO: INFLUENZA (GRIPE) 
Avaliadores: (ACAD. MARCOS FREITAS E ACAD. OMAR DA ROSA SANTOS) 
Dr. Luiz Alberto Soares Pimentel: Cadeira 61 - Patrono: Acad. Carlos Tortelly R. Costa 
TITULO: PLASMA RICO EM PLAQUETAS AUTÓLOGO - ESTIMULAÇÃO DA REGENERAÇÃO DE FOLÍCULOS PILOSOS COM FATORES DE CRESCIMENTO DAS PLAQUETAS. 
Avaliadores: (ACAD. CIRO DENEVITZ DE CADSTRO HERDY E RICARDO AVALCANTI RIBEIRO) 
Profª. Dra. Vânia Gloria Silami Lopes: Cadeira 66 - Patrono: Acad. Germano Brasiliense Bretz 
TITULO: SÍFILIS CONGÊNETA PERFIL ANATOMOPATOLÓGICO, QUEBRANDO PARADIGMAS. 
Avaliadores: (ACAD. MARIA DA GLORIA CARVALHO E ACAD. ELIMAR ANTONIO BITTAR)
Prof. Carlos Pereira Nunes - Cadeira 67 - Patrono: Acad. Paulo Dias da Costa 
TITULO: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO SOBRE A REGENERAÇÃO NEURAL COM USO DE NUCLEOTÍDEOS E VITAMIA B12.
Avaliadores: ACAD. FRANCISCO LUIZ GONZAGA DA SILVA E ACAD. MARCO ANTONIO N. MIBIELLI


O Presidente, a seguir, diz que em março teremos uma reunião no Núcleo de Cabo Frio a cargo do Acad. Anderson Wilnes Simas Pereira em data a ser agendada e que fará a segunda reunião de Núcleo em maio, possivelmente em Teresópolis.

A seguir fala sobre as reuniões comunitárias destacando que as primeiras serão feitas na Sociedade Pestalozzi. Quanto a Revista da ACAMERJ, diz ter designado o Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro para continuar desenvolvendo-a, pede aos Confrades que frequentem o site da Academia e divulguem a necessidade permanente de acessá-lo. Relata que teve uma reunião com o Presidente da UNICRED Roberto Wermelinger, que manteve a colaboração da entidade com a Academia, estando programada visita à Diretora Presidente do CHN Ilza Boeira Fellows no dia 05 de fevereiro corrente. Disse ter comparecido a Posse do novo Presidente da FAPERJ Dr. Jerson Lima da Silva, tendo pelos discursos, principalmente do Governador, admitido que as dificuldade financeiras da entidade para o corrente ano serão muito grandes. O Governador assinou em 2020 voltará a liberar verbas para pesquisa.

Tendo em vista as colocações feitas durante a Posse na FAPERJ, o Presidente admite que será muito difícil a realização de Congresso de Academias Latino-Americanas no corrente ano. Disse que o Confrade Omar da Rosa Santos, amigo pessoal do Presidente da FAPERJ agendará uma visita nossa para tratar do assunto Congresso. O Presidente admite que abrirá mais cinco vagas para a ACAMERJ no mês de abril. Destaca a sua visita a Academia de Sevilla, tendo ficado impressionado com suas dependências, e trouxe como presente para a ACAMERJ um livro histórico da mesma. Sobre as reuniões Ordinárias disse ter designado dois membros do Conselho Científico para organizá-las: a primeira será no final de fevereiro.

Sintetiza as reuniões rotineiras da Academia para o Presidente em exercício:

- Reuniões do Conselho Científico - 2ª quintas-feiras do mês às 09:00h

- Reuniões de Diretoria - 4ª quartas-feiras do mês às 09:00h.

- Reuniões Ordinárias - 3ª quintas-feiras do mês às 17:30h

A seguir leu os aniversariantes do mês, em número total de quinze, estando presentes dois membros da Diretoria Selma Sias e Theophilo José e ainda o Acad. José Dutra Bayão.

 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop