Documento sem título
   
Documento sem título
 
 17/05/2018 - Sessão Ordinária e Palestra
 
 

Dia 16/05/18 ás 17:00h, a ACAMERJ fez realizar a Primeira Sessão Ordinária do ano, destinada a esclarecimentos, deliberações e orientações, e aberta à presença e opinião de todos os Acadêmicos (as). A reunião obedeceu à seguinte PAUTA: 

1. Abertura pelo Presidente da ACAMERJ; 
2. Leitura, discussão e aprovação da Ata da reunião anterior; 
3. Programação do Primeiro Semestre de 2018; 
4. Ecos do Seminário em Cabo Frio (Núcleo da Região dos Lagos); 
5. Ecos do II Congresso Médico da ACAMERJ (Núcleo de Teresópolis); 
6. Ecos do Vº Conclave Médico Argentina - Brasil (Buenos Aires); 
7. Desenvolvimento do 28º Curso de ECG; 
8. Assuntos Gerais; 
9. Encerramento. 
10. Palestra 

O Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro prestou esclarecimentos e informações sobre todos os itens que os Confrades e Confreiras poderão obter na Ata redigida pelo Acad. Elimar Antonio Bittar. Após o encerramento, ocorreu a palestra do ilustre convidado, Prof. José Cerbino Neto, Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ, Doutor em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ) e Pesquisador da FIOCRUZ/INI.

Com o tema "Gripe: Risco e Prevenção" o palestrante dissertou sobre a Influenza, desde sua diferenciação com um resfriado comum, passando pela epidemiologia em todo o mundo, em especial no Brasil, ocorrência sazonal, fisiopatologia e patogenia. Com didática refinada, enfatizou ainda o risco que se corre de epidemias e pandemias em todo o universo, devido às mutações do vírus, com enfoque especial no H1N1 que é o mais prevalente, no momento. Deixou bem claro a importância da prevenção através de cuidados de higiene, bom como algumas atitudes culturais, e, mais importante, da vacinação. Com relação à esta reforçou a proposta das campanhas para vacinação de crianças abaixo de dois anos e de idosos acima de 60 anos e ainda de imunossuprimidos, padecentes de doenças crônicas consumitivas, diabéticos, cardiopatas, profissionais da área de saúde e segurança.

Discutiu ainda o Prof. Cerbino a importância de suporte respiratório, do uso de antivirais e hidratação nos padecentes agudamente doentes, tendo-se em conta a alta letalidade da Influenza, mormente nos nos grupos sociais mais sensíveis e expostos. 

Inquestionavelmente foi uma noite de aprendizado e alerta. 

A reunião foi conduzida pelos Acadêmicos: Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (Presidente da ACAMERJ), Alcir Vicente Visela Chácar (Presidente do Conselho Científico) e Elimar Antonio Bittar (Secretário Geral) que ao início fez a leitura do mini currículo do palestrante. 

Ao final, a interessada plateia fez inumerosas observações e questionamentos ao Prof. Cerbino, que a todas esclareceu com o brilho de sua inteligência.

Encerrando, os Presidentes da ACAMERJ e do Conselho Científico, entregaram ao palestrante um Certificado marcando o evento. 


Entrega do certificado ao final da palestra. 

 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop