Documento sem título
   
Documento sem título
 
 03/05/2018 - II Congresso Médico da ACAMERJ
 
 

Dias 25, 26 e 27 de abril de 2018 a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ -, fez realizar seu II Congresso Médico, nas dependências da Universidade Fundação Serra dos Órgãos - UNIFESO -, na cidade de Teresópolis.

O evento mobilizou, aproximadamente, 180 pessoas, entre palestrantes, presidentes de mesas, moderadores, secretários de mesas, apoiadores de auditórios, organizadores, autoridades da ACAMERJ e da UNIFESO, conferencistas e, importantemente, congressistas.

Na noite de 26/04 ocorreu a Solenidade de Abertura, contando com numerosa plateia. Os trabalhos foram comandados pelo Presidente da ACAMERJ, Acad. Prof. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, tendo como Mestre de cerimônia o Primeiro Secretário da ACAMERJ, Acadêmico Titular Wellington Santos. Tiveram assento à Mesa Diretora (foto acima): Acadêmico Titular Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (Presidente da ACAMERJ), Acadêmico Titular Marco Antônio Naslausky Mibielli (Presidente do Congresso), Prof. Manoel Antonio Gonçalves Pombo (Presidente de Honra do Congresso), Acadêmico Emérito Omar da Rosa Santos (Orador Oficial da ACAMERJ), Acadêmico Titular Anibal Gil Lopes (Fides Et Ratio), Prof. Rodrigo Siqueira Batista (Conferencista da noite), Dra. Mariana Beatriz Arcuri (Representante da UNIFESO), Dr. Rômulo de Souza Tassara (Representando o CREMERJ), Dra. Rosane Rodrigues Costa (Hospital das Clínicas de Teresópolis) e Dr. João Maria Ferreira (Diretor Técnico do Hospital São José).

Na ocasião usaram da palavra: Acadêmico Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (discurso abaixo), Acadêmico Marco Antônio Naslausky Mibielli - Diretor-Presidente do Núcleo da ACAMERJ em Teresópolis (discurso abaixo); Professor Manoel Antonio Gonçalves Pombo - Coordenador de Curso da Faculdade de Medicina da UNIFESO, que também discursou; Acad. Omar da Rosa Santos ex-Presidente do Núcleo de Teresópolis que proferiu palavras elogiosas ao evento e a seu sucessor, promovendo uma passagem simbólica do cargo e Dra. Mariana Beatriz Arcuri, representando a UNIFESO, que também se manifestou. 


Discurso do Presidente da ACAMERJ 

"Boa noite a todos!

Cumprimentando o Sr. Presidente do II Congresso Médico da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, Acad. Marco Antonio Naslausky Mibielli, saúdo a todos os componentes da mesa, demais autoridades no auditório, congressistas, palestrantes, organizadores, colaboradores, amigos, colegas, confrades e confreiras, Presidentes de Núcleos, senhoras e senhores.

Pela segunda vez, a ACAMERJ organiza seu Congresso, agora na bela e hospitaleira cidade serrana de Teresópolis. O primeiro Congresso ocorreu em outra cidade serrana, a Imperial Petrópolis, e se revestiu de total e absoluto sucesso. Desejamos que este nada fique a dever.

Organizar e realizar um Congresso, de grande abrangência e duração de três dias, com mesas redondas simultâneas, não é tarefa fácil. Porém, com tenacidade e dedicação, alcançamos o objetivo. Resta, agora, o crivo dos que dele participam. Aguardamos julgamento isento e boa aprovação. Evento como este, não pode ser obra de uma só pessoa ou instituição. Assim sendo, agradeço à UNIFESO, ao Laboratório Gross, ao Centro de Estudos do Hospital São José, aos Laboratórios SANDOZ/NOVARTIS, ao Laboratório Bittar de Análises Clínicas, ao Laboratório Pharma NEW, ao Complexo Hospitalar de Niterói - CHN -, ao CREMERJ e a UNICRED, alguns colaborando diretamente para o evento e outros, parceiros da ACAMERJ durante todo o ano, em todos os anos de meu mandato.

Especial referência ao nosso Diretor-Presidente do Núcleo de Teresópolis da ACAMERJ, Acad. Prof. Marco Antonio Naslausky Mibielli que, como Presidente do Congresso, entregou-se de corpo e alma a árdua tarefa e também ao Professor Manoel Antonio Gonçalves Pombo, Coordenador de Curso da UNIFESO pelas facilidades à ACAMERJ e a cortesia com seus membros.

Deferência especial também a outros membros e secretários da UNIFESO, ao Coral da UNIFESO, às Ligas Acadêmicas e às secretárias da ACAMERJ que, com dedicação e proatividade, muito contribuíram para o resultado final.

O Congresso foi idealizado e organizado para enfocar a medicina tanto por seu lado humano-Arte- quanto por seu perfil tecnológico-Ciência. Haja visto o seu lema - "Medicina e seus Desafios - Um olhar para o Futuro" -. Os temas das conferências, palestras e mesas-redondas condizem com o proposto.

Esperamos todos, com a proteção de Deus, que as metas sejam alcançadas.

MUITO OBRIGADO!"

O Acadêmico Presidente Luiz Augusto de F. Pinheiro proferindo discurso

 

Discurso do Presidente do II Congresso 

Ilmo. Presidente da ACAMERJ, prezados confrades e confreiras caros professores e palestrantes, médicos  e acadêmicos de medicina , Sras. e Srs. Foi com muita honra que quando fui eleito presidente do núcleo de Teresópolis da Academia e após a reunião da diretoria e dos presidentes das regionais no fim do ano de 2016 a cidade de Teresópolis foi escolhida para sediar o II CONGRESSO MÉDICO DA ACADEMIA DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Além desta honra, senti uma imensa responsabilidade para a organização deste evento. Nada melhor do que realizá-lo dentro de uma instituição de ensino médico na qual sou professor emérito. O médico brasileiro hoje em dia, vive correndo atrás de uma remuneração digna de sua profissão, que nos últimos anos vem se deteriorando. A necessidade de trabalhar em plantões e ambulatórios, agora sem vínculos trabalhistas, o impedem de ter tempo para estudos, atualizações e de segurança para si e para sua própria família. A realização destes congressos preconizados pela ACAMERJ nas cidades do interior do estado possibilitam esta oportunidade de participação e de atualização com professores de grande saber.

A minha preocupação foi em oferecer a todos a oportunidade de assistir a mesas redondas e conferências de várias áreas da medicina dando chance a todos, em participar e se atualizar. Agradeço a todos que contribuíram para a realização deste congresso. Aos patrocinadores já citados pelo presidente, aos presidentes e representantes das ligas acadêmicas, ao coordenador do curso de medicina, aos funcionários do DPPE e a UNIFESO por oferecer ocasião e espaço para nosso congresso.

Obrigado a todos os presentes e está aberto o congresso. Após a conferência magna do professor Rodrigo Siqueira Batista teremos um coquetel de confraternização."

O Acadêmico Marco Antonio N. Mibielli proferindo discurso


No intermédio da Solenidade apresentou-se o Coral do Centro Cultural Feso Pro Arte, que entoou o hino da ACAMERJ e outras melodias de nosso cancioneiro, e, a seguir, o Presidente da ACAMERJ entregou ao Acad. Marco Antonio N. Mibielli a bandeira da ACAMERJ - Núcleo de Teresópolis. 

Ao final da cerimônia o Professor Rodrigo Siqueira Batista proferiu Conferência intitulada: "Medicina e incerteza - Velhos e e novos desafios", que despertou muita atenção dos presentes e mereceu calorosos aplausos ao final.

Encerrando a noite, foi servido um coquetel de congraçamento em espaço contíguo ao Auditório, onde expôs suas obras o artista plástico Francesco Cittadino Jr.

Durante todo o correr do dia 26, de manhã até a noite, ocorreram conferências e mesas redondas simultâneas em dois auditórios (I e II); também na manhã do dia 27/04 de 08:00h às 13:00h, quando houve o encerramento com sorteio de livros. Certamente, o II Congresso, seja por sua organização, seja pela qualidade dos palestrantes e das palestras proferidas, seja pelo interesse da comunidade e, ainda, pela lhaneza de trato das autoridades da UNIFESO, foi um marco para nosso Núcleo e para a cidade de Teresópolis.

Na noite de 27/04, vários participantes do evento foram homenageados com um jantar no restaurante "Viva Itália".

De grande valia para a organização do Congresso foram as Secretárias da ACAMERJ Sra. Alita Baptista dos Santos e Srta. Carolina da Conceição Nascente, que, antes, durante e no pós-evento não mediram esforços para que o mesmo se revestisse de sucesso.

Ao final todos já se mostravam saudosos.

A Diretoria da ACAMERJ, o Presidente do II Congresso, as Comissões - organizadoras, científicas e social - agradecem o esforço e dedicação de todos, voltadas a causa tão nobre: adquirir e transmitir conhecimento, pensar a evolução e o futuro da medicina, confrontar e conciliar saberes, estimular os mais jovens na pesquisa médica - Ciência - e no humanismo na relação com os que sofrem - Arte.



Folder com a programação completa do II Congresso





Mais fotos do evento.
 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop