Documento sem título
   
Documento sem título
 
 13/04/2018 - POSSE NA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS
 
 

Dia 12 de abril de 2018, na Sede da Academia Fluminense de Letras, às 16:00h, ocorreu a posse, na Classe de Ciências, de quatro novos Acadêmicos:

Alcides Pissinatti

Cláudio do Carmo Chaves

Cresus Vinicius Depes de Gouvêa

Luiz Augusto de Freitas Pinheiro

Os Acadêmicos Titulares da ACAMERJ Cláudio do Carmo Chaves e Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, este último atual Presidente da ACAMERJ, foram saudados, respectivamente, pelos Acadêmicos Waldenir de Bragança (Presidente da AFL) e Alcir Vicente Visela Chácar (Titular da AFL e Vice-Presidente da Regional Leste da FBAM - discurso abaixo).

Em nome dos empossados, falou o Professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa.

Foi uma bonita solenidade, realçada pela beleza arquitetônica do local, e bem dirigida pelo Acadêmico Presidente Waldenir de Bragança que, na primeira parte do evento, tomou posse como Presidente reeleito, e deu posse à sua Diretoria.

Compareceram vários Acadêmicos da AFL, parentes e amigos dos empossados, num total, aproximadamente, de 100 pessoas.

Dirigiram os trabalhos o próprio Presidente da AFL e a Primeira Secretária, Márcia Maria de Jesus Pessanha.

Após a solenidade, houve uma confraternização geral com salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos e muita conversa.


Mais fotos do evento.

___________________________________________________________________________________________

Discurso do Acad. Alcir Vicente Visela Chácar


A imagem pode conter: 1 pessoa


Excelentíssimo presidente desta seleta corte: Prof. Waldenir de Bragança.
Ao cumprimenta-lo estarei cumprimentando a todos e todas.
Como representante da classe de ciência da Academia Fluminense de Letras, quero estender o tapete vermelho, para receber o Dr. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro neste Sodalício.
De seu extenso curriculum, trago algumas informações: graduado em medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina,atual Uff.
Destaco, a primeira colocação em concurso público para Médicodo INAMPS quando obteve 98 pontos de 100, possíveis.
Ex-médico, do INAMPS. Casa de Saúde São José em SG.;
Ex-sócio do Hospital do Coração de Niterói-Centrocárdio;Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense;Professor Titular de Cardiologia da Uff (aposentado);Mestre em Cardiologia pela Uff; Titulo de Especialista em cardiologia pela SBC. e AMB;Titulo de Especialista em Eletrocardiologia pela PUC-RJ.;Três livros publicados; Vinte capítulos de livros.; Cento e quarenta trabalhos publicados entre artigos científicos, temas livres, murais, editoriais, contos, crônicas, ensaio e poesias.;Acadêmico Honorário da Academia Fides et Ratio;
Natural de Palmas Minas Gerais- Filho de Thales Barbosa Pinheiro, tendo como esposa a Sra. Maria de Fátima Pinheiro,tem 3 filhos, duas noras e cinco netos.
Exercendo em seu último triênio na presidência da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. O Professor Luiz Augusto,esta sempre preocupado em levar aos mais jovens, seus ensinamentos, dedicado e perfeccionista, desperta muitas vezes em quem o assiste em suas palestras sobre o futuro da humanidade além das curiosidades a expectativa, o entendimento e a ansiedade por conhecer o final.
Para quem gosta de Horóscopo, cito: Claudia Lisboa, famosa astróloga da Globo, ele é do signo de Aries, elemento fogo,modalidade: Impulsivo. Signo complementar: libra. Regente:Vênus- o Ariano tem um caráter audacioso, dinâmico, direto e sem rodeios, muito autentico, optará sempre pela sinceridade,custe o que custar, e os desafios são sua mola propulsora. É competitivo quer sempre ser o primeiro. Com 16 anos como titular da ACAMERJ, chega a presidência, me sucedendo, e comprovação geral. Este ano, completando o seu mandato, organiza e realiza na semana dos dias 26, 27 e 28, o II Congresso Médico, da academia de medicina do Estado do Rio de Janeiro em Teresópolis, deixará uma prova inequívoca de seus conhecimentos, e trabalho, complementando, ampliando,criando, instaurando novas ideias naquela Casa.
Aqui, aproveito, para cumprimentar, aos demais componentes desta posse conjunta da Classe de Ciências: os Acadêmicos Alcides Pissinatti, Cresus Vinicius Depes de Gouvêa, e o meu amigo e Confrade da Acamerj.:Claudio do Carmo Chaves,lembrando que é a terceira posse dele que eu vou este mês.
Ao encerrar, desejo estender os meus cumprimentos os novos diretores José Mauro Haddad, Márcia Maria de Jesus Pessanha,Regina Coeli vieira da Silveira, Wainer da Silveira e Silva, Alba Helena Corrêa, Flávio Chame Barreto, E em especial a esta figurada historia da vida médica do nosso estado, quiçá, pais, o meu amigo de mais de 50 anos, o médico, escritor, poeta e pintor o vulcão de ideias, sonhos que envolvem e arrasta a todos em suas dignas larvas de simpatia sabedoria e realizações.
 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop