Documento sem título
   
Documento sem título
 
 11/12/2017 - SOLENIDADE - 43º aniversário da ACAMERJ
 
 

Revestiu-se de total sucesso a Sessão Solene comemorativa dos 43 anos de fundação da ACAMERJ, realizada na noite de 08/12/17.

O auditório do NAB/UFF - Núcleo de Estudos de Biomassa e Gerenciamento de Águas - ficou totalmente ocupado, com a presença de mais de duzentas pessoas.

A Mesa Diretora teve a seguinte composição: Acad. Luiz Augusto de F. Pinheiro (Presidente da ACAMERJ), Acad. Elimar Antonio Bittar (Secretário Geral da ACAMERJ), Prof. Raimundo Nonato Damasceno (Coordenador do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água na Universidade Federal Fluminense / NAB), Acad. Alcir Vicente Visela Chácar (Vice-Presidente Regional Leste da FBAM e Conselheiro Científico da ACAMERJ), Profª. Aidyl de Carvalho Preis (Presidente da ASPI/UFF), Profª. Márcia Maria de Jesus Pessanha (Presidente da Academia Niteroiense de Letras), Dra. Aurea Lucia Alves de A. Grippa de Souza (Presidente Regional Leste Fluminense da SOPERJ), Acad. Waldenir de Bragança (Presidente da Academia Fluminense de Letras), Roberto Gonçalves (Vice-Presidente da UNIVERTI) e Zeneida Apolônio Seixas (Presidente da Casa da Amizade dos Clubes Rotary de Niterói).

O Mestre de Cerimônia, Acad. Wellington Santos, fez as apresentações iniciais, passando a palavra ao Presidente da ACAMERJ que, após cumprimentos protocolares convidou a todos a se colocarem em posição de respeito para execução e canto do Hino Nacional Brasileiro. Dando sequência, o Presidente assumiu a palavra para informar que, devido à extensa programação, abriria mão do tradicional discurso presidencial, aproveitando apenas para, antecipadamente, desculpar-se pela maior duração da Solenidade porém afirmando a necessidade de se fazer várias e justas homenagens. Agradeceu ainda a presença de todos e fez um especial, agradecimento à UNICRED, Laboratório Bittar de Análises Clínicas e Patologia, Complexo Hospitalar de Niterói - CHN - e Laboratório Pharma New de produtos farmacêuticos. A seguir o Secretário Geral, Acad. Elimar Antonio Bittar, leu uma síntese do relatório das atividades da ACAMERJ (clique aqui para acessar)

Dando sequência ocorreram várias homenagens: Mérito Médico, Membros Beneméritos, Centenários de nascimentos (Acadêmicos José Hermínio Guasti e Roched Abib Seba) e da Academia Fluminense de Letras - AFL - , Jubileu de Prata da ASPI/UFF, Acad. Henri Wadih Curi - hoje com 102 anos, Acadêmicos falecidos - Hora da saudade - (Miguel Ângelo D´Elia, José Otílio Leite Machado, Paulo César Alves Carneiro e Rogério Benevento).

Ocorreu ainda o lançamento do Hino da ACAMERJ, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 03/10/17, tendo letra do Acad. Luiz Augusto de F. Pinheiro e música elaborada pelo Maestro Geraldo Joabe Ferreira com colaboração dos Acadêmicos Titulares Luiz Augusto de F. Pinheiro e Mario Gáspare Giordano. Regido pelo Maestro Joabe Ferreira o Coral "Cantar é Viver", da ASPI/UFF encantou a plateia com bela apresentação, no que foi retribuída com calorosos aplausos.

Ao final o Presidente fez um elogio a todos os homenageados, lembrando o filósofo grego Aristóteles: " - Mais importante que receber honrarias é ter feito por merecê-las."

Disse completando o Presidente Luiz Augusto: - "O Currículo de todos os homenageados mostra o acerto da ACAMERJ, ao apontá-los como modelo para atuais e futuras gerações. O momento que vivemos justifica isso".

Lembrou ainda a feliz escolha dos membros do Sodalício elegendo o Acad. Waldenir de Bragança como Acadêmico do Ano de 2017, sendo ele Presidente da AFL no ano de seu centenário, podendo ser considerado Acadêmico do Ano de todas as Academias.

Dando sequência, usou da palavra o Acadêmico do Ano Waldenir de Bragança que, em seu discurso emocionado, lembrando fatos de sua vida médica e do que entende como verdadeira prática humanística da medicina, sensibilizou a todos os presentes.

Importante lembrar que usaram brevemente da palavra os seguintes homenageados: Profª Aidyl de Carvalho Preis (Presidente da ASPI/UFF) - agradecendo Título de Membro Benemérito em seu nome, do Prof. Roberto Preis e do Maestro Joabe Ferreira, bem como a Placa comemorativa dos 25 anos da ASPI/UFF; Acad. Titular José Antonio Damian Guasti - em nome da família, em agradecimento pela placa comemorativa dos 100 anos de nascimento do Presidente Vitalício da ACAMERJ, Acad. José Hermínio Guasti; Dr. Mário Seba, agradecendo em nome da família, a placa comemorativa dos 100 anos de nascimento do avô, relembrando fatos importantes da vida do cientista e professor Roched Abib Seba, bem como apresentou banner com selo editado pelos Correios em comemoração à data; falaram ainda a Dra. Ângela Curi, esposa do ex-Presidente Renato Nahoum Curi e nora do Acad. Henri Curi e parentes de falecidos durante o ano de 2017: Sra. Lygia Teixeira, esposa do Acad. Miguel Ângelo D´Elia, familiar do Acad. José Otílio Leite Machado e Srta. Erica de Oliveira Carneiro, filha do Acad. Paulo César Alves Carneiro.

Ao final o Presidente Luiz Augusto agradeceu as presenças, desejou Boas Festas, disse estar se sentindo feliz por ter realizado uma cerimônia Confuciana - obedecendo rituais, respeitando tradições, num roteiro cavalheiresco e com liturgia apropriada.

Antes de encerrar, convidou para coquetel de confraternização e solicitou mais um minuto de atenção para duas homenagens finais, às Secretárias Alita Baptista dos Santos e Carolina da Conceição Nascente com Diploma de Honra ao Mérito e afirmando: "com todo tempo dedicado e tanto trabalho desenvolvido, nada conseguiríamos sem a colaboração de ambas."

A Sessão Solene foi encerrada após 2:10h de duração, com a plateia não demostrando cansaço ou impaciência.

Registramos a presença dos seguintes Acadêmicos: Luiz Augusto de F. Pinheiro (Presidente da ACAMERJ), Ciro Denevitz de Castro Herdy (1º Vice-Presidente da ACAMERJ), Hiram da Silveira Lucas (2º Vice-Presidente), Elimar Antonio Bittar (Secretário Geral da ACAMERJ), Wellington Santos (1º Secretário), Honomar Ferreiza de Souza (1º Tesoureiro), Pedro Luiz Pinto Aleixo (2º Tesoureiro), Leslie de Albuquerque Aloan (Diretor de Patrimônio), Vilma Duarte Câmara (Diretora de Biblioteca e Documentação), Omar da Rosa Santos (Orador Oficial), Luiz José Martins Romêo Filho (Presidente do Conselho Científico), Selma Maria de Azevedo Sias (Secretária do Conselho Científico), Alcir Vicente Visela Chácar (Vice-Presidente Regional Leste da FBAM e Conselheiro Científico da ACAMERJ), Pietro Novellino (Conselheiro Científico), Jocemir Ronaldo Lugon (Conselheiro Científico), Mario Gáspare Giordano (Conselheiro Fiscal), Anderson Wilnes Simas Pereira (Diretor Presidente da Regional Região dos Lagos), Glaydston Luiz Lima Souto (Representado Regional de Itaperuna), Hildoberto Carneiro (Diretor Presidente da Regional de Nova Iguaçu), Jacob Samuel Kierszenbaum (Diretor Presidente da Regional de Petrópolis), José Antonio Verbicário Carim (Diretor Presidente da Regional de Nova Friburgo), Marco Antonio Naslasuky Mibielli (Diretor Presidente da Regional de Teresópolis), Osvaldo Cardoso de Mello (Diretor Presidente da Regional de Campos dos Goytacazes), Anibal Gil Lopes, Antonio Luiz de Araújo (Assessoria Especial da Presidência), José Dutra Bayão (Assessoria Especial da Presidência), Gesmar Assef Volga Haddad, João Aylmer de Azevedo Souza, João Batista Thomaz, José Antonio Damian Guasti, Maria de Fátima Bazhuni Pombo March, Paulo Roberto Gonçalves, Adalmir Morterá Dantas (Assessoria Especial da Presidência) e Waldenir de Bragança (Acadêmico do ano de 2017).


Mais fotos do evento.
 
Documento sem título
     
 
  Todos os direitos reservados ACAMERJ   Telefones: (21)2711-0721 e Telefax (21)2612-0970 Desenvolvido por Clandevelop