Acad. Hélio Rzetelna




Acad. Hélio Rzetelna

Monografia:

ANTICORPO ANTICITOPLASMA DOS NEUTRÓFILOS EM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL: FREQÜÊNCIA E CORRELAÇÕES CLÍNICAS E LABORATORIAIS


Acesse a monografia
Titular em 22/09/2021

Especialidade: Gastroenterologia

Acadêmico Titular

Cadeira: 22

Patrono: Heitor Pereira Carrilho


Mini currículo:

Graduado em Medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques em 1989, completou a Residência Médica em Clínica Médica na 18ª enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Serviço do Professor José Galvão-Alves.

Especialização em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Mestrado concluído em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro Fundador do Grupo de Estudo de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB), associação que está empenhada no estudo e na ajuda aos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Professor de Semiologia e Propedêutica na cadeira de Clínica Médica da Escola de Medicina Souza Marques e de gastroenterologia e Clínica Médica na UNESA (Universidade Estácio de Sá).

Gastroenterologista no Hospital Quinta D’Or (gastroenterologia geral e pacientes com Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa em especial). Vice-presidente da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro (2019-2020) e diretor financeiro da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro entre 2013-2014 e 2017-2018.

Pesquisador bolsista pela UNIFESO (2012-2018)


Trabalhos publicados em periódicos médicos internacionais indexados: Arq. Gastroenterol; J Pain Res; .Osong Public Health Res Perspect; Curr Ther Res Clin
Exp.; Gastroenterology

Capítulo de livro: Colangite esclerosante primária. In: Luiz de Paula Castro; Luiz Gonzaga Vaz Coelho. (Org.). Gastroenterologia. Rio de Janeiro: MEDSI, 2004, v. 2, p. 1967-1973.


Currículo Lattes