Acad. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega




Acad. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Monografia:

Abordagem Translacional sobre o processo fisiopatológico da Síndrome Metabólica: Impacto do exercício físico nas alterações hepáticas e do fluxo retrogrado na disfunção endotelial da hipertensão arterial


Acesse a monografia
Titular em 21/07/2017

Especialidade: Cardiologia e Medicina do Exercício e do Esporte

Acadêmico Titular

Cadeira: 34

Patrono: Capistrano Pereira (Otorrinolaringologista)


Mini currículo:

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio Sanduíche/Research Fellowship na University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas, Texas, EUA sob a supervisão do Dr. Jere H. Mitchell.

Possui Aperfeiçoamento em Cineantropometria pela Burnaby University, Canadá e títulos de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia, tendo participado nas equipes médicas de diversas competições nacionais e internacionais como Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.

Atuou como coordenador do projeto de implantação da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP/UFF), como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, como Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, depois como Vice-Reitor e hoje Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Tem experiência como orientador de dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado e como coordenador de projetos de pesquisa em rede com colaboradores brasileiros e estrangeiros como coordenador do INCT (In) Atividade Física e Exercício.

Atualmente é também coordenador do Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), Professor Titular do Departamento de Fisiologia da UFF. É Pesquisador de Produtividade 1A (CNPq) e Cientista Nosso Estado (CNE/FAPERJ). Atua como membro do corpo editorial e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais e como coordenador da área da saúde e membro do Conselho Superior da FAPERJ.

Áreas de interesse e atuação são Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia do Exercício, mais especificamente envolvendo função e disfunção autonômica e endotelial. Texto disponível no Cv Lattes do Acadêmico

 

Última atualização do currículo em 19/03/2024 


Currículo Lattes