Acad. Renato Rozental




Acad. Renato Rozental
Titular em 24/05/2016

Especialidade: Neurofisiologia

Cadeira: 19

Patrono: Prof. Arlindo Raimundo de Assis


Mini currículo:

 
. Graduou-se em Medicina em 1982 pela Universidade Gama Filho.
. Especialista em Farmacologia Clínica e Terapêutica em 1983.
. Mestre em Farmacologia e Terapêutica Experimental em 1985.
. Doutor em Farmacologia Molecular (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, em 1990.
. Pós-Doutor em Neurociências & Neurologia no Albert Einstein College of Medicine (Einstein), Bronx, Nova York em 1995.
. Foi Médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - lotado no Departamento de Farmacologia e Terapêutica Experimental - e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - lotado na Unidade de Farmacologia Clínica do Hospital Pedro Ernesto.
. Prof. Adjunto do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) desde 2015.
. Professor Titular de Neurofisiologia Clínica no Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Goiás (1998-2000)
. Professor Adjunto e Chefe do Laboratório de Excitabilidade Celular no Albert Einstein College of Medicine, Bronx, NY, EUA (2004-2008).
. Professor Titular de Neurofisiologia Clínica no Departamento de Neurocirurgia do Medical College of Georgia, Augusta, EUA (2009-2013).
. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PCM, ICB, desde 2015.
. Especialista no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro (2015).
. Tem experiência profissional na área de Fisiologia, Farmacologia, Fisiopatologia com ênfase em Neurofisiologia Clínica, atuando principalmente nos temas básicos de comunicação intercelular na área de penumbra, células tronco, canais iônicos e depressão alastrante, suas implicações em doenças neurológicas em caráter de urgência/emergência decorrentes de insultos hipóxicos, isquêmicos e/ou traumáticos e no desenvolvimento de estratégias terapêuticas neuroprotetoras mais eficazes.
. Na área de Inovação Biotecnológica, foi um dos mentores e fundadores da BioInovar na UFRJ e está liderando um grupo multidisciplinar internacional com o objetivo de desenvolver dispositivos hipotérmicos para conferir neuroproteção focal cerebral em pacientes neonatos e adultos imediatamente após o insulto neurológico.


Currículo Lattes