Mário Duarte Monteiro




Mário Duarte Monteiro

Especialidade:

Acadêmico Benemérito

Acadêmico Patrono

Cadeira: 68

Patrono: destinado a Seção de Medicina Cirúrgica


Mini currículo:

Nasceu em Maricá (RJ) em 13 de dezembro de 1923 e faleceu em Niterói em 5 de outubro de 1993. Formou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina em 1947, com pós-graduação e doutorado em cirurgia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou nos quadros da Secretaria de Saúde do Estado do Rio atuando na Comissão Estadual de Erradicação da Varíola e na Comissão de Planejamento e Combate à Raiva. Trabalhou como cirurgião em praticamente todos os hospitais de Niterói e do Rio de Janeiro, exercendo funções de chefia no departamento cirúrgico do Antonio Pedro. Santa Cruz, Souza Aguiar, Miguel Couto, Pedro Ernesto, Carlos Chagas, Hospital das Clínicas, Hospital dos Servidores e Clínica Ivo Pitanguy. Foi médico dos extintos IAPI e IPPTEC, assessor da Secretaria de Assistência Médica do INAMPS, vice-diretor da Patronal (GEAP-Rio). Presidiu a Cruz Vermelha do Rio de Janeiro (1972-1975), o Instituto Vital Brazil e o Instituto de Previdência Social do Estado do Rio (1959-1961). 

Participou de congressos médicos realizados em todo o país e de bancas examinadores em faculdades de diversos estados. Professor titular da cadeira de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Teresópolis e da Faculdade Fluminense de Medicina, dirigiu esta última em 1970 e a primeira de 1978 a 1981, em ambas coordenando os cursos de pós-graduação. Presidente da Associação Médica Fluminense por dois períodos, em 1956 e 1965, na primeira gestão obteve do governo Miguel Couto a doação do terreno em que seria construída a Casa do Médico, na avenida Roberto Silveira. Foi também presidente do Conselho Regional de Medicina do RJ (1977-1978), tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, subsecretário e presidente da assembleia de delegados da Associação Médica Brasileira e do conselheiro dos Sindicatos dos Médicos de Niterói e do Rio de Janeiro. Em 1960 representou o governo fluminense no Conselho Deliberativo do Hospital Antonio Pedro. 

Produziu ensaios e teses sobre sua especialidade publicados nas revistas Laboratório Clínico e O médico moderno, no Boletim da Associação Médica Brasileira, na Revista Brasileira de Cirurgia e na Revista Fluminense de Medicina., tendo dirigido esta última e participado do conselho editorial das duas primeiras. Colaborou também em publicações técnicas e científicas francesas e americanas, notadamente a The Foreign Letters, editada pela OMS. Pertenceu à Sociedade de Medicina e Cirurgia do RJ, ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ao Colégio Internacional de Cirurgiões e à Academia Fluminense de Medicina. 


Currículo Lattes