Odorico Martins Mullulo da Veiga




Odorico Martins Mullulo da Veiga

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 42

Patrono:


Mini currículo:

Odorico Martins Mullulo da Veiga nasceu em 19 de maio de 1897 em Niterói, onde faleceu em 19 de agosto de 1967. Ingressou em 1916 na Faculdade Nacional de Medicina, atuando como interno no Hospital de Isolamento do Barreto a partir do terceiro ano médico. Foi nomeado farmacêutico do mesmo hospital, em 1917. No ano seguinte notabilizou-se no combate à epidemia de gripe espanhola, que teve no Barreto e arredores um de seus focos mais rebeldes. 

Ao se formar, em 1922, já era o mais requisitado clínico do bairro, sucedendo ao legendário Guilherme March no atendimento carinhoso à pobreza. Fez parte da primeira equipe do Pronto Socorro Municipal. No Hospital São João Batista trabalhou como clínico geral, encarregando-se, a partir de 1939, do ambulatório dos pobres, criado pelo prefeito Brandão Júnior. Membro fundador da Associação Médica Fluminense, presidiu-a por dois períodos, de 1937 a 1938 e de 1941 a 1942.

Foi Chefe da 9ª Enfermaria do Hospital São João Batista, onde inúmeras turmas de estudantes de medicina fizeram sua prática-base de clínica-médica. Sua área de atuação era principalmente no bairro do Barreto onde residia e mantinha consultório.

Atuou, também, no Pronto Socorro Municipal de Niterói. Como médico, sempre impôs respeito e admiração pela conduta moral e ética. Os médicos mais jovens gostavam de tê-lo como Conselheiro, pois primava pela lucidez no seu aconselhamento dentro da área profissional. Criou o Clube Médico. 

Dr. Mullulo, como era conhecido por todos, foi um médico que honrou e dignificou a profissão e sempre será uma referência na medicina niteroiense. A ACAMERJ é honrada com a patronímica da Cadeira nº 42.


Currículo Lattes