Paulo de Mattos Rudge




Paulo de Mattos Rudge

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 12

Patrono:


Mini currículo:

       Nasceu em 1º de setembro de 1889 na Cidade do Rio de Janeiro (RJ). Filho de Dorliska Mattos Rudge e José Rudge. Faleceu aos 57 anos de idade, em 1946, na Cidade de Petrópolis (RJ). Realizou seus estudos primários na Cidade do Rio de Janeiro e o curso secundário na Cidade de Petrópolis. Em 1918 concluiu o Curso Médico pela Faculdade Nacional de Medicina, quando contava 29 anos de idade. Atuou como interno de clínica médica no Serviço do Prof. Dr. Francisco de Castro e Prof. Dr. Aluizo de Castro, como no Serviço de Ortopedia do Prof. Dr. Domingos Góes, todos na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Casou-se aos 23 anos de idade com Marieta Vilarinho Cardoso em 22/10/1912 tendo tido três filhos: Oscar Cardoso Rudge - Médico Ortopedista (falecido), dá o nome a Clínica Traumato-Ortopédica fundada em 1941 e localizada no Bairro Humaitá na Cidade do Rio de Janeiro; Carlos Cardoso Rudge - Médico Urologista, Professor Universitário (falecido); e Mário Cardoso Rudge - Arquiteto, residindo na Cidade do Rio de Janeiro. Retornando a Petrópolis, exerceu principalmente atividade de Pediatra, e no de 1919 fundou, em parceria com Arthur Fonseca da Cruz e Guilherme Pinto Nunes, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Petrópolis. Foi seu Presidente, sempre muito dedicado ao problema da infância petropolitana.

Em 1926 o Instituto adquiriu um terreno a Rua Washington Luiz e construiu um amplo prédio, prestando relevantes serviços às crianças petropolitanas por vários anos, mas hoje lamentavelmente, extinto. Começou no ano de 1921 a trabalhar como Médico da Companhia Petropolitana de Fiação e Tecelagem, por fim desenvolveu um serviço de penetração social entre os funcionários, criando o Departamento de Serviços Sociais no ano de 1942. Nesse ínterim, também foi Médico da Fábrica Cometa. Respeitado e de espírito associativo, apreciador de literatura, juntou-se ao grupo de jovens fundadores da Associação Petropolitana de Ciências e Letras no ano de 1922. Junto com seu irmão Alfredo de Mattos Rudge participou da 2ª. Reunião que aprovou os Estatutos e passando a frequentar a entidade.

Foi 2º Secretário da 6ª Diretoria com o Presidente Rafael Mayrinck no ano de 1927. Quando da transformação da Associação em Academia Petropolitana de Letras, com Nair de Teffé, seguida de Alcindo Sodré que definiu o número de 40 cadeiras com patronos fixos, Paulo de Mattos Rudge ocupou a cadeira nº 35, escolhendo seu Patrono Visconde de Taunay. Em 1923 participa da fundação da Sociedade Médica de Petrópolis. Foi Secretário por três mandatos consecutivos (1936 - 1937 - 1938) e o 8º Presidente dessa Sociedade, cuja posse solene havia o representante pessoal do Presidente da República e a presença do próprio Prefeito de Petrópolis, Cardoso de Miranda.

As primeiras reuniões da Sociedade Médica de Petrópolis foram realizadas nas dependências físicas do Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Petrópolis, tendo havido 23 palestras e a 2ª Jornada Médica do Estado do Rio de Janeiro, quando ele apresentou seu trabalho sobre O Problema da Infância em Petrópolis. Em sua gestão, apresentaram-se Professores como Dr. Armínio Fraga Calazans Luz, Hélio Póvoa, Mirandolino Caldas e Leonídio Ribeiro. Em 1934 integrou o grupo de fundação do Sindicato Médico de Petrópolis, tendo feito parte de sua Diretoria por várias vezes.

Também fez parte da fundação do Instituto Histórico de Petrópolis em 1938, sendo na oportunidade eleita uma diretoria provisória constituída, além de Paulo de Mattos Rudge, por Henrique Carneiro Leão Teixeira Filho, Walter João Bretz e secretariada por Alcindo Sodré. 


Biografia escrita pelo Acadêmico Titular Ronaldo Victer da Cadeira 12.


____________________________________________________________________________________________________________________________


É com real prazer que neste instante passo a ler os dados biográficos do Patrono da Cadeira número 12 - PAULO MATTOS RUDGE. Antes, porém, nossas primeiras palavras são de agradecimento à Comissão que escolheu nosso nome para figurar nesta Academia, ao lado de renomados professores e de outros também distintos colegas de cujo convívio nos orgulhamos. Desde antes de Cristo, na Antiga Grécia, Platão nos Jardins de Academus-daí a origem da palavra Academia, promovia reuniões com pessoas de cultura, com o objetivo primordial de perpetuar obras de filósofos, pensadores, etc., dentre este Sócrates, a fim de que não perdesse a imensa cultura da época. Porém a filosofia da Academia vem de Confúcio que em seu leito de morte, solicitado por seus seguidores e amigos recomendava "Dar honras às gerações passadas, trocar honras com as gerações presentes e aguardar  "honras das gerações futuras".

E assim senhores Acadêmicos aqui estamos para prestar honras à geração passada, geração que teve PAULO DE MATTOS RUDGE como um baluarte de pediatria, um líder de classe, um amante das artes e da cultura. Nasceu nosso Patrono na Cidade do Rio de Janeiro em 1º de setembro de 1889, filho de José Rudge e Doliska Mattos Rudge. Concluiu o curso Médico em 1918, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e transferiu-se logo a seguir para Petrópolis, dedicando-se à Clínica Médica e Pediatria, especialidade que desempenhou com sabedoria, dedicação, e carinho. No anos seguinte, em 1919, fundava, com Arthur Fonseca da Cruz e Guilherme Pinto Nunes, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância de Petrópolis, que dirigiu por alguns anos, e ao qual dedicou especial carinho. Em 1926 adquiriu, terreno e construiu uma nova sede mais condigna desta entidade. Foi admitido em 1921 como Médico da Companhia Petropolitana de Fiação e Tecelagem e da Fábrica Cometa, onde, na primeira, desenvolveu uma grande ação social, entre seus funcionários, tendo criado em 1942 o Departamento de Serviços Sociais.

Em 1923 funda com outros colegas a até hoje atuante e valorosa Sociedade Médica de Petrópolis, e foi seu secretário e presidente em três períodos de mandatos seguidos em 1936, 1937 e 1938. Foi fundador em 1934 do sindicato Médico de Petrópolis, tendo feito parte da sua diretoria por várias vezes.

Fundador do Instituto Histórico de Petrópolis foi seu Vice-Presidente, e nesta mesma época foi admitido como membro da Academia Petropolitana de Letras. PAULO RUDGE casou-se com a D. Marieta Rudge que lhe deu tais filhos Oscar e Carlos, Médicos e Mário, Engenheiro. Faleceu aos 57 anos na Cidade de Petrópolis. Conviveram com o mesmo e tem dele saudades os Acadêmicos Petropolitanos Germano Brasiliense Bretz, Jorge Ferreira Machado e Nelson Sá Earp. PAULO RUDGE representa, assim, expressão luminosa da Medicina, realizada em área afastada da Metrópole, mas, cuja plenitude de ação, fez com que tivesse seu nome perpetuado na Memória dos que dele receberam as suas beneméritas atividades. Mas, além disto, soube o nosso Patrono fazer-se grandeza humanitária, elevada e hipocrática de exercer a Medicina.

 

Biografia escrita pelo Acadêmico Edson Gualberto Pereira.


Currículo Lattes