Acad. José Leite Saraiva




Acad. José Leite Saraiva

Especialidade:

Acadêmico Benemérito

Cadeira: 0

Patrono:


Mini currículo:

Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, UFAM; Professor Voluntário de Ginecologia do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Professor Colaborador IV da Clínica Gineco-Obstetrícia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, UnB; Colaborador no Curso Curricular da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Secretário de Estado da Saúde do Estado do Amazonas; Secretário Regional de Medicina Social do INAMPS/MPAS-DF (implementou a Secretaria e foi seu 1. º Secretário); Secretário Geral Adjunto do Ministério da Saúde; Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde; Consultor da Unesco; Copatrono da Academia de Medicina de Brasília; Presidente da Academia de Medicina de Brasília; Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina; Membro Emérito da Academia Amazonense de Medicina; Membro Honorário da Academia Paraibana de Medicina; membro benemérito da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Membro Honorário da Academia Alagoana de Medicina; Membro Honorário da Academia Maranhense de Medicina; Agraciado com a Ordem do Mérito Médico na Classe Oficial; membro da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério de Educação e Cultura.

Ressalta como evento entre os mais importantes de suas atividades ter criado e mantido por quatro anos (1966-1970), como Secretário de Saúde do Amazonas, a Superintendência de Serviço Médico do Interior – Susemi-Am, com gestão autônoma, sobretudo responsável pela construção e manutenção de locais de trabalho, de prédios e equipamentos médicos de assistência, ensino e pesquisa necessários ao combate e controle de endemias na área municipal do Estado do Amazonas. Essas realizações estão em registro na publicação intitulada Projeto de Saúde Estado do Amazonas Brasil, Oxford, Inglaterra, FinaPrint, 1969. É Acadêmico Emérito da Academia de Medicina de Brasília.


Currículo Lattes