Luiz Caetano Guimarães Sobral




Luiz Caetano Guimarães Sobral

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 10

Patrono: destinado a Seção de Medicina Clínica


Mini currículo:

Não vamos apresentar aqui a figura de um homem, não vamos relatar a vida de um médico, não vamos falar de um político, vamos apresentar-lhes a figura de um ídolo de toda uma comunidade, uma figura quase lendária.

Em 03 de fevereiro de 1872, nascia em Campos o Doutor Luiz Caetano Guimarães Sobral, nome engrandecido em sessenta e um anos de exercício da Medicina que perdurará até os fins dos tempos como exemplo, estímulo e certeza de que o cumprimento do dever, com honradez e humanidade, podem transformar um simples mortal em lenda, em SEMIDEUS.

Doutor Luiz Caetano Guimarães Sobral, formado em 1891 pela Faculdade Nacional de Medicina, defendeu tese sobre a Malária.

Pouco depois de sua formatura, em 03 de fevereiro de 1893, casou-se com a Da. Maria José Barcelos Sobral, de cujo consórcio nasceram nove filhos, dos quais, o doutor Osvaldo Barcelos Sobral, viria a ser o seu seguidor na área profissional, levado pelas suas mãos, nos primeiros contatos com os clientes.

Durante as epidemias surgidas em Campos, como a da Varíola, a Peste Bubônica e a Gripe Espanhola, nos idos de 1899 a  1903, 1906 e 1918 exerceu papel preponderante, enfrentando-as frontalmente, demonstrando o seu fraternal amor ao próximo. Foi neste período, precisamente em 1901 que, juntamente com os Doutores Lacerda Sobrinho e Ramiro Braga, usou em Campos o aparelho Clayton, para desinfecção de esgotos.

Socorrendo, ajudando, confortando, esquecendo-se de sua própria segurança, sentia-se regiamente pago pelas vidas que salvava. Bastava-lhe a satisfação do servir, o prazer de curar, a euforia da caridade sincera e pura.

Dedicando-se de corpo e alma à sua tarefa de Médico, que amava acima de tudo, foi, ao mesmo tempo, o Cirurgião, o Médico de Consultório e o Médico de Família.

Ainda assim, encontrou tempo para ser o quinquagésimo quinto Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, no período de 06 de junho de 1937 em 14 de setembro de 1948, quando se viu obrigado a renunciar às suas atividades ininterruptas, aos 76 anos de idade, por motivo de saúde.

Quando no exercício da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Campos, travou batalhas homéricas, com orçamentos deficitários, construindo prédios, reformando outros, lutando pela instalação da nova Santa Casa. Teve ele no dizer de Alberto Lamego, "a glória de ordenar a mudança da velha Santa Casa de Misericórdia de Campos, da Praça das Quatro Jornadas, para as novas dependências da Praça da Bandeira", transferência esta concluída aos onze dias do mês de junho de 1948, quando foram fechadas as portas do secular estabelecimento, aproximadamente três meses antes do término do seu último mandato naquele nosocômio, como seu Provedor, quando, também, se retirou das atividades médica e política.

Foi ainda Sócio Fundador e Benemérito da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, e seu Presidente,

Mas o Doutor Luiz Caetano Guimarães Sobral parecia entender que, semear bondade através da Medicina, não era suficiente, e dedicou-se à política, tendo sido Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores. E a sua personalidade agigantou-se de tal maneira, que foi eleito Prefeito de Campos por quatro vezes, no período compreendido entre 1915 e 1939, deixando obras que perduram até nós, como o Cemitério do Caju, Matadouro Modelo, inaugurado em 1916, o Mercado Municipal, inaugurado em 1920, que vem atendendo, até agora, à população campista, tendo ainda construído estradas e escolas, chegando ao cargo de Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Tudo isto, sem jamais abandonar o exercício da Medicina. Seus amigos, seus clientes e a pobreza campista, não podiam abrir mão do médico amigo.

Assim foi o Doutor Luiz Caetano Guimarães Sobral, até 21 de junho de 1952, quando faleceu aos 80 anos de idade, tendo o seu sepultamento ocorrido às 17 horas do dia 22 de junho de 1952, saindo o féretro de sua residência à rua José do Patrocínio nº 71, para o Cemitério do Caju.

Por onde passou, no consultório, nos Hospitais, nos lares, nos postos de administração, nos cargos públicos, onde pisou espargiu luz, bondade, trabalho e honradez.

Seu nome é reverenciado permanentemente pela comunidade campista, o corpo clínico do Sanatório Ferreira Machado deu o seu nome ao Centro de Estudos, os jovens acadêmicos da Faculdade de Medicina de Campos, em 1968, fundaram o Diretório Acadêmico Luiz Sobral.

A fusão de suas imagens de Homem, Médico e Político, forjaram a figura do "Anjo do bem", orgulho de uma comunidade inteira e de gerações que saberão cultuá-lo para sempre.

Este é o Patrono da Cadeira número 10 desta Academia. Para encerrar, gostaria de relatar-lhes um fato da vida do Doutor Luiz Caetano Guimarães Sobral: em 1926, realizava-se em um Hospital de Campos uma conferência médica, da qual participavam sete ilustres médicos, para resolver sobre a atitude a tomar com relação a um menino de quatro anos de idade, portador de uma artrite supurada de joelho, afecção essa que caminhava para a gangrena.

Face a inexistência, na época, de maios médicos eficientes bastante para interromper a marcha da doença, seis dos sete médicos opinaram pela amputação do membro doente.

Mas não o Doutor Sobral, discordando da maioria, opinou pela drenagem articular ampla.

E dizia ele: é possível que amanhã tenha-se que amputar a perna do menor, mas ainda cabe uma atitude mais conservadora, uma tentativa de não mutilar o pequeno paciente.

E o Doutor Sobral ficou só, com a sua opinião e daquela hora em diante, com a dos pais do menino.

A cirurgia foi feita; o Doutor Sobral não arredou pé da cabeceira do doente e a perna foi salva.

Aquele menino se chamava DÉCIO LOBO DE AZEVEDO.

   

Biografia escrita pelo Acadêmico Décio Lobo de Azevedo.


Currículo Lattes