Francisco Victor Rodrigues




Francisco Victor Rodrigues

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 3

Patrono: destinado a Seção de Ciências Aplicadas a Medicina


Mini currículo:

Francisco Victor Rodrigues nasceu em 24 de agosto de 1906, em Catalão, estado de Goiás. Diplomou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, em 1927. Em sua cidade natal iniciou a carreira profissional, retornando em 1933 ao Rio de Janeiro, aproximando-se do Prof. Arnaldo de Moraes, entregando-se definitivamente à sua carreira universitária. Obteve, por concurso de títulos e provas, o cargo de Professor Titular de Ginecologia da Faculdade Fluminense de Medicina e, mais tarde, o da Faculdade Nacional de Medicina. 

Diretor do "Instituto de Ginecologia" da Universidade do Rio de Janeiro, viajou para o exterior, sempre à busca de novos conhecimentos. A partir de 1936 atuou constantemente em tudo que, no país, se relacionou com a Ginecologia e seu ensino, inclusive ocupando-se de uma nova revista da especialidade que ajudou a fundar em 1935 os "Anais Brasileiros de Ginecologia" e à frente da qual trabalhou longos anos. Cooperou na Fundação de associações médicas e médico-sociais. Em 1967 foi eleito secretário-executivo da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia.

Francisco Victor Rodrigues fora interno da Maternidade do Hospital São Francisco de Assis (Serviço do Dr. Armando Aguinaga), tendo sido o divulgador, no Brasil, da "biópsia do endométrio por aspiração". Introduziu, também, a citologia vaginal como método de investigação em Ginecologia.

Com Aguinaga, de cultura francesa, Victor Rodrigues se iniciara na Ginecologia. Refere o iminente mestre que, por ocasião de sua formatura, em 1927, pouco aprendera da especialidade. Atravessou o curso sem ouvir a menor alusão às coisas mais comezinhas, como ciclo sexual, ciclo menstrual, etc. A cátedra de Ginecologia era ocupada por um professor consciencioso - Augusto Brandão.

Quando Victor Rodrigues retornou ao Rio, em 1933, começava a despontar a Ginecologia brasileira. Amparado por Arnaldo de Moraes começou a estudar e a pesquisar, publicando numerosos trabalhos sobre temas diversos da Ginecologia. O Curriculum Vitae do grande mestre da Ginecologia brasileira demonstra operosidade digna dos maiores elogios. Sua tese de doutoramento, defendida em 1927, versou sobre "O Valor do Tratamento Médico na Úlcera do Estômago". Em 1969, na Revista Ginecologia Brasileira, o Pro. Victor Rodrigues fez um retrospecto de sua vida, com um balanço dos progressos ou das aquisições de sua especialidade, desde a época em que atingiu efetivamente a cátedra onde se distinguira como titular dos mais eminentes. 

A primeira homenagem ele a prestou a Armando Aguinaga, pioneiro em várias realizações no Hospital São Francisco de Assis. Durante o sexto ano de seu curso, Victor Rodrigues se lembra da visita feita ao Serviço de Aguinaga pelo Prof. Jean-Louis Faure, um dos maiores mestres da ginecologia francesa. Com Garfield de Almeida aprendeu os fundamentos da clínica Médica. Pelo seu fecundo trabalho em prol da Medicina Brasileira, merece o Prof. Francisco Victor Rodrigues toda a nossa admiração. Dele se diria, não com menor propriedade, o que de Torres Homem disse Francisco de Castro: "que ficará exemplificando na geração corrente um dos mais acabados tipos de adaptação providencial do indivíduo à sua vocação".



Biografia retirada do livro "Vultos da Medicina", de Luís Antônio Pimentel.



ADENDO:

Nasceu a 24 de agosto de 1906, em Catalão (GO).

Diplomou-se pela Faculdade Nacional de Medicina (1927). Iniciou profissionalmente em Catalão, retornando em 1933 ao Rio de Janeiro, onde se integrou a carreira universitária.

Obteve, por concurso de títulos e provas, o cargo de professor titular de Ginecologia da Faculdade Fluminense de Medicina e, mais tarde, o da Faculdade Nacional de Medicina.

Atuou como diretor do "Instituto de Ginecologia? da Universidade do Rio de Janeiro.

Viajou para o exterior, sempre à busca de novos conhecimentos.

A partir de 1936 atuou constantemente em tudo que, no país, se relacionou com a Ginecologia e seu ensino, inclusive ocupando-se de uma nova revista da especialidade que ajudou a fundar os "Anais Brasileiros de Ginecologia? e à frente da qual trabalhou longos anos.

Em 1967 foi eleito secretário executivo da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia.

Foi interno da Maternidade do Hospital São Francisco de Assis (Serviço do Dr. Armando Aguinaga), tendo sido o divulgador, no Brasil, da "Biopsia do endométrio por aspiração".

Introduziu, também, a citologia vaginal como método de investigação em Ginecologia.

Com o retornou ao Rio, em 1933 publicou numerosos trabalhos sobre temas diversos da Ginecologia brasileira.

Sua tese de doutoramento, defendida em 1927, versou sobre "O valor do tratamento médico da úlcera do estomago".

Em 1969, na Revista Ginecologia Brasiléia, o Prof, Victor Rodrigues fez um retrospecto de sua vida, com um balanço dos progressos ou das aquisições de sua especialidade, desde a época em que atingiu efetivamente a cátedra onde se distinguira como titular dos mais eminentes.

Faleceu em 15 de Fevereiro de 1972.


Biografia retirada da Academia Nacional de Medicina.


Currículo Lattes